Bancos digitais x Bancos tradicionais: Qual é a diferença entre eles? Como escolher o que mais se encaixa no seu perfil?
Antigamente, os bancos tradicionais eram a única opção do mercado para quem quisesse realizar qualquer tipo de transação financeira e ter a certeza de que seu dinheiro estava guardado ou rendendo.
Mas, com a chegada dos bancos digitais, tudo mudou. Hoje o cenário é outro e, a partir de então, passamos a ter os dois tipos de bancos no mercado, cada um atuando de forma diferente do outro e trazendo vantagens e desvantagens em relação ao outro.
Por isso, fica a pergunta de todos: bancos digitais ou bancos tradicionais, qual o melhor? Qual a diferença entre eles? Qual devo escolher?
Para responder a estas perguntas, reunimos as principais informações sobre cada tipo de banco, de maneira que você conheça melhor cada tipo e escolha aquele que melhor combine com seu perfil.
Acompanhe nossa matéria para saber mais.
Quais as diferenças entre eles?
Para que você possa decidir qual o melhor tipo de banco para você, digital ou tradicional, é necessário, primeiro, que saiba quais as diferenças entre eles para fazer uma comparação completa e, então, saber o que melhor vale para seu perfil.
Confira as principais diferenças entre bancos tradicionais e digitais.
Forma de funcionamento
A principal diferença entre um banco digital e um banco tradicional está justamente em sua forma de funcionamento.
Os bancos tradicionais funcionam de maneira analógica, ou seja, você tem um prédio físico, onde você deve ir para, diante de um atendente ou de um Caixa Eletrônico disponível. Em geral, você resolve com gerentes, caixas e outros presencialmente.
Já os bancos digitais são feitos de maneira bem tecnológica. Ou seja, eles funcionam em um ambiente completamente digital, tanto para realizar qualquer que seja a operação bancária quanto para atendimento ao cliente.
Acessibilidade e inovação
Um banco digital funciona diretamente através de uma plataforma digital. Com isso, eles acabam por ter mais acessibilidade, são mais dinâmicos para os clientes e ainda inovadores.
As mudanças ficam por conta de tudo que você faz em cada um dos bancos:
- Abertura de contas: nos bancos tradicionais, devem ser abertas nas agências; nos digitais, diretamente pelo site ou pelo aplicativo do banco.
- Movimentações: nos tradicionais, acontecem nas agências e nos terminais eletrônicos 24 horas. Nos digitais, tudo é diretamente pela plataforma online.
- Acesso: nos tradicionais, você tem acesso diretamente indo na agência correspondente do seu banco. Já no digital, você acessa através da internet, pelo site ou app.
Atendimento
No que se refere a atendimento, o banco tradicional possui uma unidade física, ou seja, uma agência onde você pode ir e conversar diretamente com o gerente ou algum funcionário que possa resolver a sua pendência.
Já o banco digital vai fazer todo o atendimento à distância, ou seja, não tem um lugar para você ir e resolver a sua situação. Vai ser direto pela conversa na internet, com chats, mensagens e outras opções que são liberadas.
Para quem gosta de ter um contato físico, o tradicional acaba se tornado melhor. Já para quem quer resolver tudo sem ter que se deslocar, o digital pode ser uma melhor opção de banco.
Custos operacionais
Outra grande diferença que é muito importante entre um banco digital e um banco tradicional está ligado diretamente com os custos tarifários.
Em um banco tradicional, você conta com taxas específicas para diversas operações, como cestas de manutenção, gastos adicionais, taxas de transferências e outros.
Em geral, no ambiente do banco digital, este tipo de serviço é gratuito, fazendo com que você economize nos serviços bancários necessários.
O custo operacional maior de um banco tradicional é justificado por conta de funcionários, agências físicas e todas as contas que são necessárias para que o banco funcione. Já o digital, não possui os custos de uma agência e pode fazer uso de descontos em taxas e tarifas.
Como escolher o que mais se encaixa no meu perfil?
Não tem como dizer quem é melhor. Banco tradicional ou banco digital. Cada um é feito para um perfil diferente e conta com diversas vantagens e desvantagens, feitas para quem quer aproveitar diferentes formas de relacionamento com o banco.
Assim, na hora que você escolher o banco, deve fazer de acordo com o que for melhor para o seu perfil, de acordo com as vantagens que cada um oferece.
Perfil ideal para o banco tradicional
Se você pensa em ter sua conta em um banco tradicional, este é o perfil ideal:
- Quem quer uma conta em uma instituição segura, com anos e anos de mercado.
- Para aqueles que querem a possibilidade de atendimento presencial e humana nas agências.
- Para quem quer aproveitar os caixas eletrônicos em todo o país e fazer saques e outras transações.
- Para quem quer fazer saques sem ter que pagar por isso.
- Para quem quer ter acesso a agências em qualquer lugar do Brasil.
Com este perfil, vale a pena ter sua conta em um banco tradicional. Lembrando que praticamente todos os bancos tradicionais já possuem atendimento online para seus clientes, através de site, app e também pelos telefones.
Perfil ideal para o banco digital
Veja, agora, o perfil ideal para o banco digital:
- Quem quer um banco rápido e fácil de realizar as tarefas.
- Quem quer um banco para ter acesso a qualquer momento do dia, diretamente pelo smartphone.
- Quem quer fazer as transações na hora, sem ter que ir a banco.
- Quem quer pagar menos taxas e tarifas, garantindo que seu banco vai cobrir as ofertas.
- Quem quer facilidades para abrir contas de casa, acessar transferências, pagamentos e fazer tudo de maneira digital.
Se este é seu perfil, vale a pena ter uma conta no banco digital de sua escolha e, assim, garantir que sua conta seja melhor utilizada no dia a dia, com seu controle total.
Gostou das dicas? Aproveite para fazer a escolha entre o banco digital ou banco tradicional que melhor lhe atenda e ter a conta de forma a trazer mais benefícios para você.
E continue acompanhando nosso blog para ter as melhores informações para suas finanças.