Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

É decepcionante receber uma resposta negativa de uma solicitação de cartão de crédito. Por isso, aqui trazemos as principais e melhores orientações sobre o que fazer se o meu pedido de cartão de crédito for negado. Continue com a gente e saiba tudo sobre o assunto!

Motivos principais do pedido de cartão de credito negado

Antes de irmos para as dicas sobre O que fazer se o meu pedido de cartão de crédito for negado, é importante sabermos os principais motivos da recusa.

Assim listamos brevemente as principais razões da reprovação de pedidos:

Publicidade
Publicidade
  • O que fazer se o meu pedido de cartão de crédito for negado uma pontuação de crédito é uma pontuação que avalia o histórico de crédito de um candidato e a capacidade de pagar dívidas. Se a pontuação de crédito for baixa, o risco de inadimplência é maior e o pedido de cartão de crédito pode ser rejeitado.
  • Histórico de crédito no negativo: um histórico de crédito negativo – o que inclui pagamentos em atraso; dívidas incobráveis ​​ou falência – pode fazer com que os credores recusem um pedido de cartão de crédito.
  • Renda insuficiente: caso a renda de quem faz o pedido seja considerada baixa ou insuficiente para cobrir o limite de crédito exigido, o pedido poderá ser indeferido (ou seja, negado e reprovado).
  • Excesso de tentativas de se obter crédito: uma pessoa que solicitou cartão de crédito muitas vezes em um curto espaço de tempo (como em 6 meses, por exemplo), os credores podem entender isso como um alerta de que o candidato ao cartão está com a vida financeira desorganizada ou com recursos escassos. Assim, existe chance de inadimplência e o cartão pode ser recusado.
  • Inconsistência nas informações dos pedidos: informações incompletas ou mesmo incorretas pode ser descobertas pelas empresas que aprovam pedidos de cartão de crédito. Nesse caso, a reprovação da solicitação é quase certa.
  • Idade: não é algo muito comum, mas pedir cartão de crédito tendo menos de 18 anos pode ser um dos motivos da reprovação da solicitação.
  • Erros no pedido: Informações incorretas ou incompletas fornecidas na solicitação do cartão de crédito também podem levar à rejeição do pedido.

Dicas sobre o que fazer se o meu pedido de cartão de crédito for negado

“Se meu pedido de cartão de crédito for negado, o que fazer?” Eis a dúvida de muitas pessoas.

Aqui, nos listaremos as principais dicas que podem reverter a solicitação negada do cartão de crédito. A seguir, confira 4 dicas sobre o que fazer se o pedido de cartão de crédito for negado:

Entrar em contato com sua instituição financeira:

Você pode tentar o contato com o com o emissor do cartão de crédito, a fim de obter mais informações sobre o motivo da recusa.

Publicidade
Publicidade

Nesse caso, as empresas emissoras de cartão podem fornecer detalhes sobre as razões da reprovação do pedido. Por exemplo, foi os dados preenchidos estiverem errados, é possível arrumar e conseguir a aprovação do cartão de crédito.

Confirme sempre as informações antes de pedir o cartão:

Para não ter problemas da recusa do pedido do cartão de crédito, revise todos os campos preenchidos, certo?

Caso possua algum erro, arrume ou atualize informações. Dessa forma, há menos riscos de receber um “não” do emissor do cartão de crédito solicitado.

Melhorar a pontuação de crédito, o score:

Caso o problema seja baixa pontuação de crédito (cadastro positivo que vai de 0 a 1000 pontos), é melhor melhorar a pontuação primeiro.

Isso porque, se o score estiver baixo, as chances de ter um cartão de crédito aprovado são improváveis. E quanto mais você tentar pedir cartão com pontuação de crédito baixa, mais respostas negativas receberá…

Além disso, quanto mais recusas de solicitação de cartão você acumular em seu histórico, “pior” fica a sua situação junto a empresas emissoras de cartão de crédito.

Tente outras opções de cartão de crédito:

Caso você tenha recebido recusas nas solicitações de cartão, pode ser a hora de tentar outras formas.

Por exemplo, cartões de crédito pré-pagos ou movimentar contas correntes ou carteiras digitais é uma forma de conseguir, com o tempo, ter um cartão de crédito.

Ficar insistindo em pedir cartões de crédito convencionais vai fazer com que você caia no problema que muita gente comete: fazer solicitações diversas (o que não é muito bem visto por empresas emissoras de cartões de crédito)

Leia também: Como funciona o cartão de crédito

Dicas para usar o cartão de crédito de forma consciente

Caso você já tenha um cartão, usá-lo de forma consciente ajuda a obter mais crédito. Assim, separamos 6 dicas. Veja a seguir!

  • Pague o valor total de sua fatura: procure todos os meses sempre pagar o valor total faturado, em vez de pagar apenas o valor mínimo. Com isso, você evita juros e multas por atraso. Além disso, você melhora a sua pontuação de crédito – ganhando mais chances de aumento de limite ou mesmo de ter mais cartões.
  • Use o seu cartão de crédito com moderação: não use um cartão de crédito para comprar coisas que você não pode pagar. Por exemplo, limite seu uso do crédito com compras que você tem certeza que poderá pagar todo final do mês ou no vencimento da fatura.
  • Mantenha seu saldo baixo: tente manter o saldo do cartão de crédito baixo em relação ao seu limite de crédito. Isso pode ajudar a melhorar sua pontuação de crédito e evitar possíveis problemas financeiros.
  • Entenda as taxas e encargos: saiba quais são as taxas e encargos associados ao seu cartão de crédito, como taxas anuais, taxas de juros e taxas de transação. Isso ajudará você a evitar surpresas desagradáveis ​​e a tomar decisões financeiras mais informadas.
  • Compreenda todas as cobranças, taxas e encargos do seu cartão: sem entender o que você deve pagar, as chances de se confundir e acabar não pagando o que é importante para a sua relação com o emissor do cartão são altas. Entenda as regras e cumpra-as.
  • Acompanhe todas as suas compras: sempre acompanhe seus gastos com o cartão de crédito, certo? E atenção a transações fraudulentas – caso suspeite disso, comunique a empresa administradora do cartão e siga as orientações dadas. Isso evita passar a ser responsável por movimentações não feitas por você.