Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Para esclarecer, continue por aqui e saiba quais são os bancos que aprovam cartão de crédito para menores de idade, como solicitar um cartão de crédito tendo menos de 18 anos e muito mais!

Os bancos aprovam cartão de crédito para menores de idade?

A princípio, os bancos não aprovam cartão de crédito para menores de idade no Brasil. A não ser em casos onde a pessoa com menos de 18 anos for emancipada. Mas, espere!

Há algumas maneiras, sim, de alguém com menos de 18 anos completos ter um cartão de crédito aprovado. A seguir, você saberá como ter um Cartão de crédito para menores de 18 anos.

Publicidade
Publicidade

Opção de cartão de crédito para menores de 18 anos

Uma das formas de alguém com menos de 18 anos ter um cartão de crédito aprovado é possuir o cartão do tipo adicional. No entanto, as empresas emissoras de cartão de crédito pedem que o titular do cartão de crédito seja o responsável pelo menor de 18 anos.

Mas, a maioria costuma aprovar o cartão adicional, mesmo que o titular não seja o responsável legal pelo menor.

Abaixo, veja o passo a passo para pedir um cartão de crédito adicional para alguém com menos de 18 anos:

Publicidade
Publicidade
  1. O processo pode ser feito pela internet ou pessoalmente, dependendo de quem é o emissor do cartão. Atualmente, pedir cartão adicional costuma ser algo fácil de se fazer online. Então, entre na sua conta vinculada ao cartão de crédito.
  2. Vá no ícone para solicitar cartão de crédito adicional.
  3. Preencha os dados da pessoa para quem terá o cartão de crédito adicional. Em geral, basta o nome completo, endereço, RG, CPF e data de nascimento.
  4. Basta aguardar a aprovação, que o cartão adicional será entregue no endereço informado da pessoa indicada.

Por outro lado, algumas emissoras de cartão de crédito podem pedir alguns documentos ou o preenchimento de um formulário quando o cartão adicional for pedido para uma pessoa menor de 18 anos. Nesse caso, siga as solicitações, certo?

Vale saber que o titular do cartão de crédito principal é o responsável pelo pagamento dos custos do cartão adicional, ou seja, qualquer coisa que aconteça é de responsabilidade do responsável.

Além disso, o cartão principal e o adicional têm o mesmo limite – ou seja, não é um limite para cada possuidor do cartão. O titular principal do cartão também pode cancelar o adicional quando desejar.

Cartão de crédito para menores de 18 anos pré-pago

Outra forma de obter a aprovação para menores de 18 anos é pedindo um cartão de crédito pré-pago. Veja como fazer:

  1. Pesquise as opções de cartões disponíveis no mercado.
  2. Escolha a instituição financeira ou emissora de cartão que atenda às suas necessidades.
  3. Entre no site da sua instituição financeira ou da empresa emissora do cartão de crédito.
  4. Selecione a opção de cartão pré-pago que deseja solicitar.
  5. Siga as instruções para preencher o formulário de solicitação online.
  6. Os formulários, em geral, irão pedir informações como: nome e sobrenome, endereço, data de nascimento, CPF, RG.
  7. Por fim, basta aguardar a aprovação para receber o cartão de crédito para menores de 18 anos.

Atenção: o cartão de crédito pré-pago se trata de um que deve ser carregado antes. Ao contrário de um cartão de crédito tradicional, você só pode usar o valor carregado no cartão.

Por exemplo, você não pode gastar mais do que tem no cartão porque não tem limite de crédito pré-aprovado, certo?

Uma das vantagens dos cartões de crédito pré-pagos é que, geralmente, não há análise de crédito para ter um.

Quais bancos aprovam cartão de crédito para menores de 18 anos pré-pago

Dicas para o bom uso do cartão de crédito

É importante ressaltar como fazer bom uso do cartão de crédito, em especial, quando ele é usado por alguém com menos de 18 anos. A seguir, você confere dicas de educação financeira para o uso adequado do cartão de crédito:

  • Fazer um plano de gastos: antes de usar um cartão de crédito, é importante fazer um plano de gastos – isso para saber quanto podemos gastar e quanto podemos pagar por mês.
  • Pagar as faturas no valor total: sempre pague as faturas no valor total, haja vista que pagar menos, gera multas e juros. Só faça o pagamento mínimo em casos de extrema necessidade.
  • Usar com moderação: o cartão de crédito sempre deve requer moderação. Por exemplo, evitar usar o crédito para comprar itens essenciais e de uso imediato, como alimentos. Isso porque, além de se endividar, você ficará pagando por algo que já usou.
  • Sempre conferir o extrato: verifique o extrato do seu cartão de crédito regularmente. Isso garante que certificar-se que todas as cobranças estão corretas e no caso de não estar,  você pode tomar uma atitude assim que for possível.
  • Não faça saques: evite usar seu cartão de crédito para sacar dinheiro. Sacar o limite do cartão em dinheiro gera altos juros, além de taxas.

Em contrapartida, os hábitos e erros que devem ser evitados e ensinados aos jovens ao usar cartão de crédito são:

  • Usar o crédito como uma extensão do salário.
  • Ter muitos cartões de crédito.
  • Não controlar os gastos.
  • Não pagar a fatura integral.

É importante a Educação Financeira, incluindo o uso do cartão de crédito, se inicia desde cedo, mesmo que você não tenha cartão. É assim que nós aprendemos a entender e desenvolver bons hábitos em relação ao dinheiro e às finanças em geral.

Além disso, a Educação Financeira é algo continuo e de extrema importância para todos, em especial para os jovens. Com nossas dicas, o jovem começa a se preparar para uma vida financeira saudável e responsável e estará pronto para fazer escolhas conscientes e certas!