Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O cartão de crédito passou a fazer parte da nossa vida. Atualmente, ele é usado por 9 em cada 10 brasileiros, segundo dados do Serasa. E a maioria tem mais de um cartão.

Mas você realmente sabe como funciona o cartão de crédito? Sabe qual é o processo por trás desse meio de pagamento tão desejado, que pode ser um aliado (ou um vilão) na vida financeira das pessoas?

Leia esse artigo e veja tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito e como ele funciona.

Publicidade
Publicidade

Como o cartão de crédito funciona?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que possui um valor máximo pré-definido,cmais conhecido como limite. Ou seja, de uma forma geral, podemos dizer que o cartão de crédito é um empréstimo concedido pelo banco ou instituição financeira que emite o cartão.

Em um ponto de vista mais amplo, o cartão de crédito contém diversas informações para facilitar transações financeiras entre compradores e vendedores, que acontecem a todo momento, todos os dias.

Confira a seguir alguns dados que estão no cartão de crédito.

Publicidade
Publicidade

Nome

Para que o cartão de crédito seja válido, é preciso que ele tenha o nome do titular, ou seja, da pessoa que solicitou e que é responsável pelas compras feitas com aquele cartão. O nome do cliente é fundamental para saber se o cartão está sendo usado inapropriadamente.

Inclusive, em determinadas compras, principalmente de valores mais altos, é comum que, além do cartão, seja necessário apresentar um documento de identificação do cliente para comprovar que o cartão é dele.

Número

Todo cartão de crédito tem um número único, formado por 16 dígitos. Esse número existe para identificar diversas características do cartão de crédito, como a bandeira, instituição financeira ou o banco que emitiu, além de funcionar como espécie de digital para identificação.

Atualmente, alguns cartões não possuem o número estampado neles. Essa informação fica dentro do aplicativo, o que faz com que seja necessário consultar se precisar usar. Essa medida é de segurança, para que não tenha problemas na hora de usar.

Chip

Antigamente, os cartões de crédito usavam a tarja magnética para liberar crédito para o cliente. Essa tecnologia evoluiu e, atualmente, todos os cartões possuem chips de identificação.

Com o chip, é mais seguro fazer compras, já que ele identifica todas as informações junto à maquininha.

CVV

Atrás de seu cartão de crédito, você tem uma sequência de 3 números chamado de CVV (Card Verification Value).

Essa sequência é uma espécie de PIN de segurança para que você faça as suas compras.

Por isso, todas as vezes que você faz uma compra online, você deve inserir esses números.

Data de validade

Para aumentar a segurança, cada cartão de crédito tem uma validade. Ou seja, depois de determinado tempo, o seu cartão passa a não ter mais validade.

Por isso, é importante sempre observar qual é a data de vencimento do seu cartão para que você não fique na mão quando precisar. Em geral, antes do vencimento a empresa emissora envia o novo cartão para você.

Limite

O seu cartão de crédito tem um limite. Isso significa que o banco emissor liberou um valor de crédito para você usar no dia a dia.

Diversos fatores como a renda e o histórico financeiro são levados em consideração na hora de definir o valor do limite dos cartões e ele pode ser consultado, na maioria das vezes, pelo site ou aplicativo do banco credor.

Bandeira

A bandeira é importante para cuidarem da transação que você está realizando no cartão. De maneira geral, são elas que intermediam a compra com as empresas para que você tenha o produto ou serviço desejado.

Existem várias bandeiras, como Mastercard, Visa e Elo. Além disso, elas disponibilizam cartões diferenciados para cada cliente, como as categorias Internacional, Gold, Platinum e Black.

Com todas essas informações, fica mais fácil entender o funcionamento do seu cartão de crédito toda vez que você faz uma compra.

Diferenças entre cartão de crédito e débito

Outra questão fundamental para quem usa o cartão como forma de pagamento é saber a diferença entre um cartão de crédito e um cartão de débito.

As principais diferenças são as seguintes:

  • Cartão de crédito: a empresa oferece um limite para que você possa fazer suas compras e realizar o pagamento posteriormente, na data de vencimento da fatura, geralmente com a possibilidade de parcelar a dívida.
  • Cartão de débito: o pagamento é feito de forma imediata, utilizando o dinheiro disponível na sua conta bancária. Ou seja, o pagamento acontece à vista e não é possível parcelar a compra.

É importante lembrar que muitos cartões possuem as duas funções, ou seja, podem funcionar como cartão da conta e ter a função débito.

Como funciona o cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é uma opção cada vez mais utilizada para aumentar a segurança durante as transações financeiras. Ele permite que você gere um cartão de crédito alternativo, com uma numeração diferente, diretamente em um aplicativo, e o utilize para realizar compras e pagamentos virtuais sem expor o seu cartão de crédito físico.

Com o avanço da tecnologia, se seu smartphone possui a função NFC, você pode utilizá-la para realizar pagamentos com o cartão de crédito virtual: basta aproximar o celular da maquininha. Dessa forma, você tem mais segurança e garantia de que seu cartão de crédito será utilizado de forma segura.

As compras realizadas com o cartão de crédito virtual são registradas na mesma conta do seu cartão físico e aparecerão na mesma fatura. Em resumo, o cartão de crédito virtual é uma alternativa segura e prática para realizar transações financeiras sem expor o seu cartão físico a eventuais fraudes.

A compra vai ser realizada na mesma conta do cartão físico e a cobrança é feita na mesma fatura.

Gostou de saber como funcionam os cartões de crédito e como a tecnologia pode nos ajudar a proteger informações sensíveis?

Para saber de outras curiosidades e notícias sobre finanças, é só se tornar um leitor assíduo do nosso blog!