Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Você sabia que o melhor momento para se pensar em suas finanças pessoais é agora? Não importa como está sua situação, se com dívidas extremamente alta ou com um dinheiro sobrando que nem sabe o que vai fazer com ele.

O que vale é que você se organize para manter suas finanças pessoais sempre saudáveis e, assim, seu dinheiro possa ter mais rendimento, as contas não assustem e você saiba exatamente para onde foi aquele montante que você recebeu.

Por isso, separamos 10 dicas incríveis para você manter suas finanças pessoais saudáveis e jamais passar por problemas. Acompanhe nossa matéria para saber o que você pode começar a fazer ainda hoje!

Publicidade
Publicidade

Monte um diagnóstico de suas finanças pessoais

O primeiro passo para que você tenha suas finanças pessoais saudáveis é ter um diagnóstico de como está sua vida financeira hoje. Ou seja, você deve saber quanto ganha, quanto gasta, o que deve, enfim, saber tudo sobre seu dinheiro.

Pode parecer estranho, mas tem pessoas que não sabem nem quanto ganham no mês. Com isso, não sabem quanto podem gastar, ou o que podem investir em reservas e outros. Por isso, a dica é que você faça um levantamento de tudo em uma planilha:

  • Quanto você recebe por mês?
  • Quanto você gasta por mês?
  • Quais são seus gastos fixos (contas, escola das crianças, aluguel etc.)?
  • Quais seus gastos variáveis (mercado, luz, água etc.)?
  • Quais seus gastos que realmente foram necessários?
  • O que posso cortar no mês?

Com isso, você vai ter um bom diagnóstico de suas finanças pessoais e saber como deixá-la mais saudável.

Publicidade
Publicidade

Anote tudo que você deve pagar (incluindo impostos)

Para que você se organize, lembre-se de organizar todos os seus pagamentos mensais. Você deve lembrar de seus gastos fixos, aquelas contas que não mudam os valores, e também de seus gastos variáveis, aquelas que mudam de valor.

Inclua nesta conta gastos com impostos, que podem ser uma vez ao ano, como IPTU e IPVA. Essas contas devem acontecer para que você possa ter em mãos todas as contas e saiba se organizar melhor.

Renegocie dívidas e limpe seu nome

Uma grande vilã para as finanças pessoais são as dívidas. Se você as tem, é preciso que você faça uma renegociação para que, a partir dela, consiga deixar seu nome limpo e evite de ter que pagar juros altos.

Para isso, você deve conversar com a empresa a quem deve e negociar o pagamento. Existem, também, os feirões do Serasa justamente para que se chegue a uma proposta interessante e que você possa ter seu nome limpo no mercado.

Vale a pena para que sua vida financeira esteja melhor.

Guarde um valor mensal para reserva de emergência

Um erro de muitas pessoas é não ter uma reserva de emergência. Você precisa se organizar para que todo mês possa guardar pelo menos uma parte de seu dinheiro como reserva, de preferência em uma conta separada, para qualquer emergência.

Existem diversas fórmulas para isso. Entre elas, 50-30-20 (50% para contas, 30% para variáveis e lazer e 20% para poupança e investimentos). Com isso, você divide seu dinheiro e pode fazer o pagamento de todas as dívidas.

Defina metas para investir suas finanças pessoais

Se você sabe onde quer chegar, fica mais fácil cuidar de suas finanças pessoais e organizar melhor seu dinheiro. Por isso, é necessário definir metas para seu dinheiro. Veja alguns exemplos:

  • Curto prazo: aquela viagem rápida, um item que você queira comprar.
  • Médio prazo: uma viagem mais longa, um casamento.
  • Longo prazo: a compra de um imóvel, investimento em uma empresa.

Evite dívidas e compre à vista sempre que puder

Uma das grandes dicas para organizar suas finanças pessoais e ter a certeza de que vai conseguir ter seu dia a dia melhor é evitar o máximo parcelar a dívida. Sempre que possível, faça as compras à vista, sem ter que acumular dívidas para o mês seguinte.

Se não puder comprar naquele momento e for algo que possa esperar, a dica é que você deixe para fazer a compra no mês seguinte. Ou no outro.

Lembre-se da dica de um personagem de seriado da TV: se não comprar, sai mais barato.

Corte gastos desnecessários

Sabe aquele gasto de R$ 2 que você faz e acha que não vai fazer a diferença em sua vida financeira? Pois no final do mês, ao somar todas as contas, você vai ver como que gastos desnecessários podem ser devoradores de dinheiro.

Por isso, pense bastante antes de comprar algo. Pesquise, busque alternativas, veja se encontra mais barato em outro lugar. E, principalmente, veja se realmente você precisa comprar o que você quer.

Se for só por impulso, não compre. Economize. Pode aparecer alguma coisa muito melhor para você depois e aquele dinheiro ser útil.

Cartão de crédito: não deixe virar um vilão das finanças pessoais

O cartão de crédito foi criado para ajudar na hora das compras, mas ele acabou se tornando um vilão na vida de muita gente. Isso porque as pessoas não têm controle do cartão e acabam comprando mais do que precisavam.

Assim, para manter suas finanças pessoais em dia, faça compras no cartão de crédito somente quando for necessário, evitando que ele seja um devorador de seu dinheiro e que trabalhe ao seu favor, não contra você.

Gaste menos do que você ganha

Um ponto fundamental para quem quer ter as finanças pessoais em dia. Gastar menos do que ganha.

Lembra da fórmula acima? 50 – 30 – 20.

Tente organizar seu dinheiro para que esta fórmula (ou outra que você preferir) funcione bem no seu mês. Com isso, você vai gastar menos do que ganha e ter ainda uma reserva que pode guardar.

E naquele mês que acontecer um problema, surgir uma dívida inesperada ou algo que vai fazer com que você precise gastar?

Se você seguir este caminho, você terá um dinheiro reserva para fazer uso e não estar endividado.

Use ferramentas financeiras para lhe ajudar na organização

Você chegou até aqui e deve estar pensando: “Ok. Mas como organizar tudo isso?”. Existem algumas formas simples para que você possa fazer a organização de seu dinheiro:

  • Planilha do Excel ou similar: use uma planilha para organizar o seu dinheiro.
  • Organizadores financeiros: use apps para fazer sua organização pessoal. Mobils, Finanças Pessoais e tantos outros estão disponíveis nas lojas virtuais. Alguns, inclusive, são gratuitos.

Aperte aqui e veja nossa lista de melhores aplicativos de controle financeiro.

Com isso, você tem todos os dados em mãos e sabe exatamente como está gastando o seu dinheiro. Alguns apps ainda possuem integração com bancos e outros, de forma a facilitar seu dia a dia.

Gostou das dicas? Coloque em prática e tenha suas finanças pessoais bem organizadas.

E veja mais em nosso site!