Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Compras online, presenciais, parcelamento, hoje em dia usamos o cartão de crédito para todas as operações. Por conta disso, é necessário que você tenha cuidados especiais no que se refere à proteção do seu cartão de crédito.

Por isso, nós reunimos dicas fáceis e práticas para que, no dia a dia, você possa proteger seu cartão de crédito e tenha a certeza de que está usando com segurança, sabendo que poderá evitar diversas fraudes envolvendo o seu cartão.

Veja o que você deve fazer para manter a segurança de seu cartão e usar com menos preocupação nas suas compras.

Publicidade
Publicidade

Evite dar informações do cartão de crédito por telefone

Muitas vezes precisamos usar o cartão de crédito em um telefonema. Mas é preciso que se tenha cuidado neste momento. Isso porque muitos golpes são usados dessa forma.
É importante lembrar que os bancos não ligam para os clientes e solicitam os dados pessoais. Pode ser que você ligue para a central do banco e precise confirmar alguns dados, nunca ao contrário.

Várias pessoas ligam pedindo dados da pessoa e do cartão para que, a partir de então, façam compras em seu nome, acabando com o limite da pessoa e usando de maneira ilegal. Por isso, para proteger seu cartão de crédito, não informe dados pelo telefone.

O mesmo vale para aplicativos de mensagem, como o Whatsapp. Jamais informe seus dados para desconhecidos.

Publicidade
Publicidade

Compre com o cartão de crédito em sites que você sabe que é seguro

Se você quer fazer uma compra online com seu cartão de crédito, verifique se o site é seguro, se os protocolos de segurança estão ativados. E, principalmente, pesquise sobre a reputação do site, para saber que não está tendo problemas.

Para muitas pessoas, a compra online pode ser um problema, já que a pessoa que informa os dados em sites não seguros, além de gastar com compras que não vão chegar, deixa os dados expostos.

Se você quer evitar problemas, compre somente em sites seguros.

Cuidado com sites que salvam o número de seu cartão

Existe uma opção interessante dos navegadores de preenchimento automático de dados. Eles salvam o número de seu cartão de crédito e todos os outros dados relacionados a eles. A recomendação é que você desative essa opção.

Isso porque em caso de um vazamento de dados, você terá tudo sobre seu cartão de crédito exposto e, assim, pode ter problemas como compras feitas em seu nome.

Para compras online, sempre deixe seu antivírus atualizado

Antes de entrar em qualquer site ou app para fazer a compra com seu cartão de crédito, como questão de segurança, tenha sempre seu antivírus atualizado. Isso para que não tenha riscos de novas pragas virtuais invadirem seu equipamento e roubarem seus dados durante a compra.

Vale lembrar que alguns antivírus fazem a atualização automática. Por isso, sempre é bom verificar para ter a certeza de que estará protegido ao usar o cartão de crédito nas compras online.

Mantenha um cartão virtual para compras na internet

A maioria dos cartões de crédito possuem opções de você criar um cartão virtual para usar em compras online. Essa é uma interessante opção para aumentar a segurança de suas compras e ter a certeza de que seu cartão estará seguro.

Quando você cria um cartão virtual, você tem uma numeração única, somente para usar naquela compra. E, assim, não precisa informar os dados de seu cartão físico. Cada compra gerará um número diferente, aumentando ainda mais a segurança.

Entre no app de seu banco e veja a possibilidade de ter um cartão virtual para fazer as compras e ter mais segurança no seu cartão de crédito.

Não use o cartão em links enviados por desconhecidos

Sabe aquele link que você recebe no SMS, WhatsApp, e-mail ou qualquer outro lugar com uma compra maravilhosa e um desconto único? Desconfie. Não informe os dados em um site e jamais acesse links de desconhecidos.

Até mesmo de pessoas conhecidas, tome cuidado. Se for alguém que enviar um link estranho, não compartilhe e nem abra. Pode ser uma pessoa que tenha um vírus em seu aparelho e que está enviando para roubar dados de outras pessoas.

A dica é manter sempre a segurança na hora de fazer as compras e desconfiar de qualquer link que seja.

Não empreste seu cartão a terceiros

Um grande problema que acontece muito na segurança do cartão de crédito é quando o cartão é emprestado para terceiros. Isso nunca dá certo!

Sabe aquele vizinho, primo, irmão, tia, sobrinho etc. que precisa desesperadamente do cartão para um bom negócio e vem pedir o seu? Pode ser que essa pessoa sofra um golpe e use o seu cartão, fazendo com que você tenha que pagar pelo prejuízo.

Por isso, para sua segurança e de seu cartão de crédito, jamais empreste a terceiros. Se precisar fazer compras, vá você e faça para a pessoa. Isso evitará enormes problemas no futuro!

Veja também: Dicas para não cair em golpes financeiros e proteger o seu dinheiro.

Tenha atenção à sua fatura

Sempre analise sua fatura e veja se as compras relacionadas estão de acordo com o que você realmente comprou. Se aparecerem compras em lojas estranhas, em lugares que você não foi e que não fez, entre em contato com a operadora de crédito.

Vale lembrar que é possível ver as compras no aplicativo de seu cartão de crédito antes mesmo da fatura chegar. Com isso, você consegue ter mais segurança nas compras com o cartão.

Se ver algo estranho, bloqueie seu cartão de crédito

Na dúvida, bloqueie seu cartão de crédito. Existem algumas opções para fazer isso, sendo a mais prática fazer o bloqueio diretamente pelo app. Em geral, você tem uma opção para que possa fazer o bloqueio instantâneo e, assim, não ter riscos de usarem seu nome.

Caso não possa fazer o bloqueio por app, faça pelo telefone ou diretamente na agência bancária. Em geral, com o cartão bloqueado, um novo é gerado e você recebe em sua casa, com novo número, cancelando de vez o antigo.

Com essas dicas de segurança é possível proteger o seu cartão de crédito e fazer as compras com mais tranquilidade.

Gostou? Veja mais dicas em nosso site.