Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Com a facilidade de fazer compras online, pagamentos e transações, o cartão virtual é cada vez mais usado.

Mas você sabe realmente como funciona o cartão virtual, quais as vantagens, como criar um cartão de crédito virtual e como manter o cartão sempre protegido? Fique por aqui e saiba tudo sobre os cartões virtuais!

O que é e como funciona o cartão virtual?

O cartão virtual de crédito tem a mesma sequência de números de identificação, como o cartão físico. Além disso, possui validade, senha e o código verificador de segurança (CVV).

Publicidade
Publicidade

A principal diferença do cartão virtual para o cartão tradicional é que ele não conta com a versão física. As informações sobre transações, por exemplo, ficam armazenadas e são geradas por aplicativos das instituições financeiras ou administradoras de cartão.

Quais as vantagens de usar o cartão virtual?

São inúmeras as vantagens de usar o cartão virtual. Para esclarecer, veja a seguir os principais benefícios de ter um cartão de crédito virtual:

  • Segurança: a segurança é uma das maiores vantagens dos cartões virtuais. Como não necessitamos ter o cartão em mãos, ficamos mais seguros contra furto, roubo ou extravio.
  • Escolher o limite do cartão: alguns cartões virtuais dão a opção de o cliente determinar um limite a ser usado e, então, zerar depois da compra.
  • Praticidade: o cartão virtual proporciona mais praticidade para quando vamos fazer compras online. Isso porque as compras pela internet ou por aplicativos dispensam termos o cartão físico.
  • Aprovação das compras: muitas vezes, a aprovação de transações pelo cartão virtual é mais ágil do que as realizadas com os cartões de crédito tradicionais, ou seja, os físicos.
  • Fatura virtual: para muitas pessoas, contar com uma fatura virtual é muito mais cômodo e prático, pois evita o acúmulo de papéis desnecessários.

Além disso, vale destacar que os cartões de crédito virtuais permitem usufruir das mesmas condições dos cartões físicos. Por exemplo: linhas de crédito, aumento de limites, programas de pontos, entre outros benefícios.

Publicidade
Publicidade

Como criar um cartão de crédito virtual?

Cada emissora de cartão de crédito virtual tem passos a serem seguidos. Mas, no geral, todas elas oferecem procedimentos bem simples para criar um cartão de crédito virtual.

A seguir, confira alguns exemplos de passo a passo de como criar um cartão de crédito virtual do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Cartão virtual Banco do Brasil (Ourocard-e)

Com o cartão de crédito ou de débito Ourocard-e, o cliente pode escolher o limite a ser gasto de forma online, além da data de validade. Para criar o cartão, siga os passos:

  1. Com o app do Banco do Brasil instalado no seu aparelho de telefone celular, vá em “Menu”.
  2. Selecione a opção “Cartão”.
  3. Vá na opção “Cartão virtual Ourocard-e”.
  4. Digite a sua senha de 6 dígitos.
  5. Vá na opção “Criar novo cartão Ourocard-e” em seguida, escolha o seu cartão.
  6. Agora personalize o cartão virtual, completando os as informações pedidas.
  7. Por fim, leia o Termo de Adesão e vá na opção “Confirmar”.
  8. Pronto! O seu cartão Ourocard-e estará criado!

Cartão de crédito virtual da Caixa

O cartão virtual da Caixa é uma das opções para quem faz compras em lojas online, sites e por aplicativos. Além disso, para aqueles que assinam serviços com transações recorrentes, como o Netflix, a Globo Play e outros.

Para criar o cartão, basta que o titular do cartão físico seguir os passos:

  1. Acessar o aplicativo Cartões Caixa.
  2. Então, escolher a opção “virtual” (que fica na parte inferior da tela).
  3. Clicar em “Criar cartão virtual”. Pronto!

Dicas de segurança para quem usa cartão de crédito

  • Crie senhas seguras, evitando sequências, como, data de nascimento e de documentos.
  • Não dê informações do seu cartão virtual por telefone, e-mail ou WhatsApp
  • Caso precise de orientações, entre em contato somente com os canais de informações da administradora do cartão. De preferência, entre em contato pelo telefone.
  • Sempre faça compras apenas em sites seguros.
  • Antes de realizar uma compra online, certifique- se de que o site está usando a tecnologia de criptografia HTTPS. Isso porque é esta tecnologia que garante que os seus dados não serão enviados para terceiros ou acessados por outro usuário. Além disso, o site deve ter o símbolo do cadeado no início da barra de endereço.
  • Para ter segurança em aplicativos de compras, mantenha o app atualizado.
  • Não salve os dados do seu cartão de crédito em sites (somente em serviços de cobrança automática mensal de confiança e reconhecidos).
  • Mantenha sempre o antivírus do seu computador atualizado, para evitar invasões.
  • Não faça compras com o cartão de crédito em computadores de terceiros ou públicos, prefira sempre o seu. O mesmo vale para compras por meio do aparelho de telefone celular.
  • Ao acessar a internet para fazer transações com seu cartão de crédito virtual, veja se a rede é privada, pois redes públicas de acesso a internet não são confiáveis para fazer operações financeiras. Os dados podem ser copiados por terceiros, certo?
  • Não anote dados do cartão de crédito virtual em locais que outras pessoas possam ter acesso.
  • Acompanhe e monitore regularmente as faturas e informações de transações do cartão. Assim, qualquer suspeita de uso indevido pode ser informado o quanto antes à administradora do cartão de crédito virtual ou mesmo de débito.

Cuide do seu cartão

Seguindo essas dicas, com certeza você terá o seu cartão de crédito mais protegido. Lembre-se de que proteger seu cartão de crédito é extremamente importante. Isso porque nele contém informações pessoais e financeiras que podem ser usadas de forma fraudulenta por terceiros.

Por exemplo, se alguém tiver acesso ao número do cartão, data de validade, código de segurança e informações pessoais do titular do cartão, torna-se possível fazer compras não autorizadas.

Além disso, com o cartão é possível que pessoas não autorizadas realizem saques em caixas eletrônicos, transferências bancárias e outras ações prejudiciais para a sua ficha financeira.