O Seguro Desemprego é um benefício garantido a todo trabalhador que atua de carteira assinada. Nada mais é do que um valor para garantir um alívio financeiro neste período sem trabalho.
Para ter acesso ao Seguro Desemprego o trabalhador precisa estar dentro de alguns critérios. Para sermos mais específicos, são 5. Veja quais são.
Tempo de trabalho: Esse tempo varia de acordo com o número de vezes que o trabalhador solicitou o benefício. No mínimo, ele deve ter 12 meses contínuos trabalhados nos últimos 18 meses para realizar a solicitação.
Ser dispensado sem justa causa: Só assim o trabalhador poderá dar entrada com o pedido de Seguro Desemprego.
Aqui vale uma observação: se foi o trabalhador que pediu demissão, ele também não consegue solicitar o Seguro.
Não receber outros benefícios trabalhistas: o trabalhador não deve receber qualquer outro tipo de renda ou valor extra para dar entrada com o pedido.
Não ter outro tipo de renda própria: é muito comum trabalhadores conciliarem o trabalho de carteira assinada com outras funções. Entretanto, caso ele possua outra fonte de renda, o pagamento do Seguro Desemprego é indevido.
Valor do salário: Para solicitar o Seguro Desemprego, o trabalhador deve ter recebido no mínimo R$ 1.100 por mês em média nos últimos 3 meses de trabalho.
Quando solicitar o Seguro Desemprego, lembre-se de que se trata de uma ferramenta temporária, para você conseguir um novo trabalho com mais tranquilidade.