Você já ouviu falar do Benefício de Prestação Continuada? Como o próprio nome diz, trata-se de um auxílio do Governo que beneficia idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.
Ele tem como principal objetivo fornecer subsistência para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e que não conseguem trabalhar para cobrir suas necessidades básicas.
Entretanto, para receber o valor mensal é necessário atender alguns critérios. Afinal, este valor não está disponível para todos.
O principal deles é a renda mensal familiar, que deve ser de até ¼ do valor do salário mínimo vigente (R$ 1.320). Vale lembrar que este valor conta como renda de todos os moradores da casa.
Apesar de ser o principal, este não é o único. No caso de idosos, é importante ter mais de 65 anos.
Já pessoas com deficiência, devem apresentar os impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Apesar de não ser uma aposentadoria, o pedido para receber o valor recebido deve ser solicitado e pago ao beneficiário pelo INSS.
É necessário reunir todos os documentos necessários e agendar o atendimento no INSS pelo telefone 135 ou pelo site do INSS, cujo você encontra o link no nosso portal...
Mas lembre-se este processo pode ser demorado, portanto, tenha paciência.
Além disso, é muito importante ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada não é aposentadoria e sim um auxílio do governo.
Isso significa que benefícios que aposentados e pensionistas costumam ter não é aplicado para quem recebe o benefício.