A aposentadoria é o desejo de muitas pessoas que passam a vida trabalhando para conseguir seu sustento. Afinal, depois de tanto tempo, nada mais justo que o merecido descanso chegue, não é verdade?
E, por mais que a maioria das pessoas acreditem que a única forma de parar de trabalhar (e continuar recebendo o salário) seja por conta da idade, existem outros critérios para conquistar a aposentadoria.
Quer saber quais são eles? Vai passando para o lado e veja se você se encaixa em algum desses critérios.
Idade mínima: sim, existe uma idade mínima para que você consiga aposentar e varia de acordo com sexo. Os homens devem ter 65 anos e as mulheres 62.
Tempo de contribuição: o tempo de contribuição para aposentadoria no Brasil é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Esse tempo é contado a partir do primeiro dia de trabalho com carteira assinada ou do primeiro recolhimento de contribuição previdenciária
Por invalidez: caso o trabalhador esteja incapacitado de forma permanente para o trabalho, pode ser elegível para a aposentadoria por invalidez, independentemente da idade ou do tempo de contribuição.
Especial: para profissões que envolvem riscos à saúde, como trabalhadores em minas ou expostos a agentes nocivos, por exemplo, há a possibilidade de se aposentar mais cedo, mediante o cumprimento de requisitos específicos.
Professores: professores têm regras diferenciadas, com redução no tempo de contribuição necessário.