Grande parte dos brasileiros possuem dívidas ativas. Para sermos mais específicos, 74% das famílias possuem uma conta a pagar de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) é seu caso? 

Antes de tudo, não se desespere. Apesar da situação não ser confortável, é absolutamente possível passar por essa fase da vida. Pensando nisso, preparamos 10 dicas que te ajudarão nessa missão. Veja só! 

1 - Saiba quais são suas dívidas. Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não tem ideia de quanto deve, por medo. Tenha coragem e encare os boletos, só assim será possível criar um plano de pagamento. 

2 - Além de saber quanto deve, ter certeza de quanto ganha também é importante. Com essas informações em mãos, passamos para a próxima dica. 

3 - Trace um plano para quitar as dívidas. Veja quando tem disponível por mês para pagá-las e comece a organizar seu financeiro. 

4 - Parcele o que deve: os valores são altos? Divida o valor e coloque parcelas que cabem dentro do estipulado para as contas em atraso. 

5 - Tenha prioridades: pague primeiro aquelas com juros mais altos e mais difíceis de serem quitadas.  

6 - Comece a anotar tudo que gasta: Desde a compra do mês, até aquela bala que comprou no sinal. Cada valor gasto interfere no orçamento. 

7 - Busque uma renda extra: aproveite os momentos como finais de semana e faça um dinheiro a mais para te ajudar a pagar as contas. Temos uma aba especial no nosso site com dicas para conseguir renda extra. 

8 - Corte gastos desnecessários: Sabe aquele sorvete no fim do dia ou a luz que fica acesa sem necessidade? Esse dinheiro pode te ajudar a pagar o que deve. 

9 - Pondere antes de comprar. Você realmente precisa de um par de sapatos novos? Pense bem. 

10 - Faça uma autoavaliação: reflita sobre quais passos você deu para chegar naquela dívida e veja o que pode fazer para evitar que isso aconteça novamente. 

Acesse o Portal Cartão Super e leia todo conteúdo que preparamos para te ajudar. Comece pelas dicas para renegociação de dívidas, para ler...

só tocar aqui!