Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Desenhado no Brasil e comercializado em diversos outros países, o Gol é considerado um dos maiores sucessos da Volkswagen do Brasil. Por ter ultrapassado a marca de cinco milhões de unidades fabricadas, o Gol foi o primeiro carro a deixar o Fusca para trás nesse quesito. Seu lançamento aconteceu em 1980, e é um modelo bastante exportado. Quer saber mais sobre este veículo? Continue a leitura.

Sob o capô

Atualmente, o Gol pode ser equipado com um motor 1.0, com 72cv de potência com gasolina e 76 cv de potência com o etanol, 1.6 com potências de 101 e 104 cv, e ainda a versão mais potente Rally 1.6, que não é só mais potente como pode ter câmbio manual ou automatizado, chamado iMotion.

Mudanças no visual

O Gol é, definitivamente, um dos carros queridinhos dos brasileiros. Por isso mesmo, vem passando por mudanças desde a sua primeira geração para se manter moderno e atraente. A primeira geração, em 1980, tinha um motor pouco potente e o visual quadrado, com linhas retas por todo o veículo. Em 1987 acontece a primeira reestilização, com frente mais baixa e redesenho do capô; um ano depois houve mudança também do painel de instrumentos. Em 1991 acontece a segunda reestilização, e a frente fica mais estreita, mas os para-choques e lanternas traseiras continuam os mesmos. A segunda geração, conhecida como Gol Bolinha, contava com uma carroceria totalmente nova e linhas mais arredondadas. A geração três sofreu profunda transformação e começou a ser vendido como modelo 2000 no ano anterior. A quarta geração apresenta um carro com nova aparência externa e novo painel. A quinta geração vem em 2008, tendo o interior e o exterior renovado. A última geração recebeu nova frente e foi lançada em 2012.

Publicidade
Publicidade

Versões do veículo

O Gol conta com diversas versões diferentes, sendo 11 delas com o motor 1.6 e 7 com motor 1.0. Entre as primeiras, estão MSI Rallye com ou sem iMotion, VHT Highline com ou sem iMotion, VHT Comfortline com ou sem iMotion, VHT Seleção com ou sem iMotion, VHT Trendline com ou sem iMotion e o VHT City. O motor 1.0 vem nos modelos TEC Special, TEC Comfortline 2p e 4p, TEC Trendline 2p e 4p, TEC Seleção e TEC Track.

Itens de série

  • Airbag duplo
  • Vidros verdes
  • Freios a disco
  • Tomada com saída 12v
  • Retrovisores com ajuste interno

Desvantagens do Gol

Mesmo sendo tão consumido pelos brasileiros, isso não faz com que o Gol seja um carro perfeito que não apresenta nenhuma desvantagem em sua compra. Entre as reclamações estão o pouco espaço do porta-malas, as dificuldades nas retomadas de velocidade, barulhos no interior do carro e no porta-malas, a falta de potência do motor e acabamento fraco. Na tentativa de privilegiar a estabilidade durante a direção, a suspensão acaba por ser muito dura. A revisões têm de ser realizadas a cada seis meses e além de muito caras, não resolvem de todo os problemas apresentados pelos motoristas.