Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Quando você começa a ver manchas escuras pela garagem ou por locais onde o seu carro fica parado é hora de verificar como o seu carro está. Isso porque quando um carro está com vazamento de óleo provavelmente é uma indicativa de que o motor está vazando e caso você não conserte logo poderá causar danos ainda maiores nos equipamentos do seu carro. Na maioria das vezes o problema é simples de resolver, mas deve ser feito rapidamente, pois em alguns casos é preciso até mesmo que você tenha que trocar todo o motor devido aos danos causados.

Como identificar o vazamento de óleo

No geral quando um carro está com problemas no motor, pequenos pingos de óleo começam a vazar, no começo você pode até nem perceber, mas conforme você continua a utilizar o veículo o vazamento vai aumentando e começa a deixar grandes marcas em qualquer lugar onde o carro é estacionado. Quanto mais tempo o vazamento fica, maiores são os danos causados ao motor, podendo inclusive queimar, sendo necessária a substituição total, além de que o vazamento de óleo prejudica o desempenho do veículo.

Mas antes que você se assuste, saiba que o vazamento de óleo é algo muito comum, e quase todos os donos de carro já passaram por essa situação, ou vão passar um dia. Ele ocorre devido ao desgaste natural dos equipamentos de vedação do carro, que de tanto usar precisam passar por inspeção periódica.

Publicidade
Publicidade

Na maioria das vezes o problema está localizado no retentor, que é a peça que tem como função reter os fluídos, como os óleos e graxas, todos os líquidos que devem ser contidos dentro do interior do carro, além de evitar que o óleo entre em contato com as impurezas externas como poeira, terra e areia.

Porque ocorre o vazamento de óleo

O motor não é apenas uma peça do carro, mas um sistema integrado com vários componentes que juntos se complementam. Porém por mais que o vazamento de óleo seja um problema do retentor, não é nele que o problema começa, por isso antes de sair trocando a peça é necessário uma avaliação de que ele realmente está com problema ou descobrir exatamente qual é a peça defeituosa. Ocorre muitas vezes das pessoas trocarem o retentor achando que o problema será resolvido e ele voltar em pouco tempo, pois isso sempre confira antes qual é o real problema.

Se você acredita que o problema de vazamento de óleo no seu carro é mais sério, somente um mecânico poderá identificar corretamente quais são as causas por meio de uma análise completa de todo o motor, depois disso ele é capaz de falar com precisão qual a causa do vazamento e qual é o reparo necessário.

Publicidade
Publicidade

Como reparar o vazamento de óleo

A primeira coisa a se fazer é detectar a extensão do problema, primeiro meça o nível de óleo no motor com a vareta que fica no reservatório, caso ele esteja abaixo do nível indicado encha o reservatório e verifique depois de 30 minutos novamente. Se o nível abaixar pouco deixe para verificar novamente no dia seguinte. Caso ocorra muito vazamento no período de 30 minutos você precisa localizar de onde ele vem.

Existem no mercado algumas opções que facilitam a sua procura pelo causador do vazamento de óleo, como utilizar luzes fluorescentes no motor, você vai precisar também de luz ultravioleta ou luz azul. Deixe o seu motor em marcha lenta durante 10 minutos, depois ligue as luzes, as áreas brilhantes são onde tem vazamentos. Uma outra opção é jogar um pouco de talco sobre o motor, depois utilize o carro por mais ou menos 15 minutos, depois disso será possível localizar o vazamento.

Mesmo que pareça fácil fazer o reparo no vazamento de óleo em casa, é sempre recomendado que você peça a um profissional para poder fazer uma avaliação geral da situação para evitar que você tenha problemas futuros. Além disso, uma revisão periódica ajuda você a evitar esses problemas no seu veículo.

Confira este vídeo com algumas dicas sobre o vazamento de óleo dos carros:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!