Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Está pagando mais na fatura de seu cartão? Cuidado! Taxas adicionais no seu cartão de crédito podem estar escondidas. Veja quais são e o que fazer!

Você recebeu sua fatura do cartão e estranhou o valor. Parece que ele veio mais alto do que você esperava. Na hora de analisar, você descobre diversas taxas que estão escondidas no cartão de crédito. O que fazer? 

Para lhe ajudar, nós reunimos nesta matéria todas as informações sobre as taxas do cartão que podem estar na fatura, mostrando quais são aquelas que podem ser canceladas e como proceder em caso de encontrar uma taxa na sua fatura. 

Publicidade
Publicidade

Acompanhe nosso texto e tenha suas informações já!

Quais as principais taxas do cartão de crédito?

Conheça as principais taxas que você pode ter em um cartão para saber o que avaliar:

  • Anuidade: É uma taxa obrigatória que deve ser paga pelo titular do cartão em troca dos serviços oferecidos pelo banco ou pela administradora de cartões. O valor pode variar de acordo com o tipo de cartão e os benefícios oferecidos.
  • Juros rotativos: Quando o usuário não paga a fatura integral do cartão, é cobrado um juros rotativo, que é uma taxa de juros elevada que pode aumentar significativamente a dívida.
  • Tarifa de saque: é a taxa cobrada quando o usuário faz um saque em dinheiro com o cartão de crédito em caixas eletrônicos. O valor costuma ser alto e pode chegar a 10% do valor do saque.
  • Tarifa de emissão de segunda via do cartão: é a taxa cobrada quando o usuário solicita uma segunda via do cartão de crédito. O valor pode variar de acordo com a administradora do cartão.
  • Tarifa de avaliação emergencial de crédito: é a taxa cobrada quando o usuário solicita uma avaliação emergencial do crédito para aumentar o limite do cartão de crédito.
  • Pagamentos de Contas: se você pagar uma conta na modalidade de crédito, você vai pagar uma taxa por esta operação.
  • Segunda via do cartão: caso você perca o cartão ou precise de uma via a mais, você pode ter que pagar uma taxa por conta disso.
  • Multa por atraso: outra importante taxa que você vai pagar, caso não pague a fatura no dia.
  • Juros por atraso da fatura: além da multa por atraso, você ainda paga juros sobre o valor da fatura atrasada.
  • Juros de parcelamento da fatura: se precisar parcelar a fatura, você vai fazer o pagamento de juros sobre o valor.
  • Seguros: algumas operadoras inserem taxas de seguros no seu cartão, que são usadas para caso algo aconteça com o titular.

Por conta disso, é importante ter atenção às taxas que estão sendo cobradas pelo seu cartão de crédito. 

Publicidade
Publicidade

Quais taxas do cartão podem ser canceladas?

Uma boa notícia é que algumas taxas que podem estar no cartão de crédito podem sem canceladas. Confira quais são as tarifas que você pode fazer o pedido de cancelamento:

  • Anuidade: Embora seja uma taxa obrigatória, muitas administradoras de cartão oferecem isenção da anuidade, principalmente para clientes que usam o cartão com frequência ou têm uma boa relação com o banco.
  • Seguro: Algumas administradoras de cartão oferecem um seguro de proteção ao crédito, que cobre o saldo devedor do cartão em caso de morte ou invalidez. No entanto, esse seguro pode ser cancelado a qualquer momento, se o usuário assim desejar.
  • Tarifa de saque: Embora seja uma taxa alta, é possível evitar essa taxa fazendo saques em dinheiro diretamente no banco emissor do cartão ou transferindo dinheiro para uma conta corrente e sacando em um caixa eletrônico.
  • Tarifa de avaliação emergencial de crédito: É possível evitar essa taxa, mantendo um bom histórico de crédito e pagando as faturas do cartão em dia.

Como fazer o cancelamento das taxas adicionais de cartão de crédito?

Para cancelar as taxas de cartão de crédito, você deve entrar em contato com a administradora do cartão, seja por telefone ou através do site da empresa. É importante ter em mãos os dados do cartão e informar qual taxa deseja cancelar. Algumas administradoras oferecem a opção de cancelamento direto pelo aplicativo do cartão.

É importante ler atentamente o contrato do cartão de crédito para entender as condições de cancelamento de cada taxa e as possíveis consequências dessa ação, como perda de algum benefício que era oferecido anteriormente. 

Ao solicitar o cancelamento de uma taxa, é possível que a administradora do cartão ofereça uma renegociação da dívida ou a oferta de benefícios adicionais para manter o cliente, como a isenção da anuidade ou a concessão de um aumento de limite.

Caso, no final, opte pelo cancelamento da taxa, é importante manter-se atento às próximas faturas para verificar se a cobrança foi de fato cancelada. Caso contrário, o cliente deve entrar em contato novamente com a administradora do cartão para resolver o problema.

Leia também: Dicas de segurança para proteger o seu cartão de crédito.

Como proceder se não conseguir cancelar as taxas adicionais do cartão de crédito?

Caso você encontre dificuldades para cancelar as taxas do cartão de crédito, a primeira opção é entrar em contato com a administradora do cartão e tentar resolver a situação diretamente com a empresa.

Se o processo foi feito pelo aplicativo, que é o jeito mais fácil de solicitar, tente entrar em contato pelo telefone ou ir ao banco emissor de seu cartão para que possa se informar e pedir que a taxa seja cancelada. 

Se não houver solução, o próximo passo é procurar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) ou o Banco Central para registrar uma reclamação e buscar uma solução amigável.

Por fim, se não acontecer esta solução, existe a opção de entrar judicialmente contra a emissora do cartão para que seja feito o cancelamento. 

Além disso, o usuário também pode optar por trocar de cartão de crédito e escolher uma administradora que ofereça taxas mais baixas ou uma anuidade isenta, por exemplo.

Com essas informações, vale a pena analisar sua fatura e encontrar taxas que podem estar escondidas em seu cartão, solicitando o cancelamento e pagando menos.

Gostou das informações? Acompanhe em nossa página mais dicas para suas finanças.