Serviços de transferências por DOC e TEC serão encerrados a partir desta quinta-feira
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou o encerramento definitivo das transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) a partir desta quinta-feira (29). A decisão foi motivada pela preferência dos clientes pelo PIX, sistema de pagamentos instantâneos. Os bancos tiveram a possibilidade de oferecer o DOC até 15 de janeiro, com agendamento de transferências até o dia 29.
O valor máximo permitido para transações via DOC ou TEC era de R$ 4.999,99. As operações de DOC eram concluídas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco, enquanto na TEC, a transferência era efetuada no máximo até o final do dia em que foi dada a ordem.
O que é o DOC
O Documento de Ordem de Crédito (DOC) é uma forma de pagamento que funciona através da transferência de recursos presentes nas instituições financeiras do Brasil. Essa modalidade permite que o pagante transfira até R$ 4.999,99 de uma conta pra outra, tanto da mesma titularidade como uma diferente.
O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, perdeu relevância após o lançamento do PIX em novembro de 2020. Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destaca a preferência dos clientes pelo PIX devido à gratuidade, rapidez e versatilidade nas transações. O PIX lidera pagamentos com 61%, enquanto o DOC não figurou entre os cinco principais meios de pagamento em 2023. O ranking de modelos mais utilizados em 2023 inclui o PIX, seguido por cartão de crédito, cartão de débito, boleto e TED.
O que é a TEC
A Transferência Especial de Crédito (TEC) é um serviço de pagamento utilizado pelas empresas para pagarem os salários e benefícios de seus funcionários. Entretanto, essa metodologia caiu em desuso ao longo dos anos, partindo do pressuposto que não está mais nem entre os 5 métodos de pagamento mais frequentes.
Sem mudanças anunciadas nas operações de TED
Ainda não há previsão de encerramento do modelo de Transferência Eletrônica Direta (TED). O envio de dinheiro, sendo efetivado até as 17h, ainda continuará existindo.
Apesar do PIX ser, de longe, a opção de transferência mais popular do Brasil atualmente, a TED é frequentemente utilizada para o pagamento de valores muito altos.
Gostou da notícia? Aproveite para conhecer o Programa Desenrola.