Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Se você procurar pelas principais seguradoras do Brasil, vai encontrar diversos tipos de seguros que podem lhe beneficiar. E, dentre eles, está o seguro odontológico, feito para que você possa fazer os tratamentos de seus dentes.

Como muitos não conhecem este tipo de seguro, é importante saber como que ele funciona e os benefícios de contratar um para você. Por isso, reunimos as informações que você precisa para conhecer mais sobre o seguro odontológico e saber como contratar o seu.

Acompanhe a matéria e saiba o que você precisa sobre este tipo de seguro.

Publicidade
Publicidade

O que é o seguro odontológico?

De uma forma simples, o seguro odontológico funciona como se fosse um plano de saúde com foco no tratamento dentário de cada segurado. É uma opção para as pessoas que desejam cuidar da saúde bucal e ter acesso a tratamentos dentários de forma mais acessível.

Normalmente, o seguro odontológico cobre uma variedade de serviços, como consultas de rotina, limpezas, restaurações, extrações, tratamentos de canal, próteses dentárias e ortodontia.

O objetivo do seguro odontológico é ajudar a reduzir os custos dos serviços odontológicos, tornando-os mais acessíveis e permitindo que as pessoas realizem tratamentos preventivos e corretivos quando necessário.

Publicidade
Publicidade

Como funciona o seguro odontológico?

De uma forma geral, o funcionamento do seguro odontológico é bem simples.

Você pode fazer a contratação de maneira individual ou em grupo e usar de acordo com a sua necessidade. No geral, o processo acontece da seguinte forma:

  • Escolha do plano: o primeiro passo é escolher um plano de seguro odontológico que atenda às suas necessidades e orçamento.
  • Cadastro: após escolher o plano, é necessário fazer o cadastro e preencher as informações pessoais, como nome, idade, endereço e número de telefone.
  • Pagamento: o próximo passo é realizar o pagamento da taxa mensal ou anual (de acordo com a contratação) do plano escolhido.
  • Carência: alguns planos podem ter um período de carência antes de permitir o uso de determinados serviços. Esse período pode variar e você deve se informar no momento de contratação para saber quando poderá utilizar.
  • Agendamento: para utilizar os serviços cobertos pelo seguro, é necessário agendar uma consulta com um profissional credenciado pela seguradora. Algumas empresas podem oferecer uma rede de profissionais credenciados, enquanto outras permitem que o segurado escolha qualquer dentista e reembolsem os valores posteriormente.
  • Utilização: após agendar a consulta, o segurado pode utilizar os serviços cobertos pelo plano, de acordo com a cobertura contratada.
  • Reembolso: se o plano permitir o uso de dentistas não credenciados (dentista à escolha do beneficiário), é possível solicitar o reembolso dos valores pagos pelos serviços utilizados. Nesse caso, é necessário enviar as notas fiscais e comprovantes de pagamento para a seguradora, que irá avaliar e realizar o reembolso de acordo com as condições do plano.

Qual a diferença de seguro odontológico para plano dentário?

Seguro odontológico e plano dentário são duas opções diferentes para garantir o acesso aos cuidados com a saúde bucal. A principal diferença entre eles é a forma como os serviços são organizados e oferecidos.

  • Seguro odontológico: é uma opção de cobertura para serviços específicos de odontologia, que podem incluir consultas, tratamentos e procedimentos, como limpezas, extrações, restaurações, próteses e ortodontia. A maioria dos seguros odontológicos oferece uma rede de profissionais credenciados, mas o segurado tem a liberdade de escolher o profissional de sua preferência, desde que esteja de acordo com as regras do contrato.
  • Plano dentário: é uma forma de assistência médica mais ampla, que inclui todos os procedimentos feitos em consultórios, além de atendimento em hospitais e clínicas em caso de emergências. Geralmente, o plano dentário é oferecido por operadoras de planos de saúde, e inclui uma rede de profissionais credenciados, além de hospitais e clínicas.

Em ambos os casos, o segurado paga uma taxa mensal e, assim, pode utilizar os serviços contratados pelo seguro ou plano dentário.

Veja também: Veja como funciona o seguro de vida e quais as principais seguradoras no Brasil

O que observar na hora de contratar?

Existem alguns fatores básicos que você deve observar na hora de fazer a contratação de seu seguro odontológico para que possa utilizar com a certeza de que ele vai lhe atender da forma que você necessita:

  • Preço: o primeiro ponto a analisar é o valor que você vai pagar pelo seguro odontológico. Veja um seguro que caiba no seu orçamento.
  • Cobertura: você deve saber exatamente qual a cobertura de seu seguro para que não tenha problemas na hora de fazer os tratamentos.
  • Carência: é importante que você veja no contrato a carência para cada tipo de procedimento para poder receber o valor.
  • Reembolso: em geral, o seguro odontológico tem uma rede que você pode usar de parceiros da seguradora. Entretanto, como é um seguro, você pode fazer os procedimentos no dentista de confiança e, então, solicitar o reembolso com a seguradora. Confira esta opção no seu contrato.
  • Planos coletivos: além dos planos individuais, é interessante conhecer os seguros coletivos, que podem ser bem mais baratos na hora de comprar. Com isso, você vai ter mais economia e a opção de mais serviços.

Qual a média de preço do seguro odontológico?

O preço médio do seguro odontológico pode variar bastante dependendo de vários fatores, como a cobertura oferecida, a região onde você mora e a idade do segurado. Em média, o preço pode variar de R$ 20 a R$ 150 por mês.

Com isso, você pode fazer um seguro odontológico sem ter que pagar muito por mês, garantindo o tratamento dentário que você precisa fazer.

Vale a pena contratar um seguro odontológico?

O seguro odontológico é um tipo de serviço criado para quem quer ter acesso aos tratamentos e poder economizar, ou seja, uma forma de pagar menos e manter toda a qualidade nos atendimentos dentários.

Se é isso que você precisa, vale sim a pena ir a uma seguradora e fazer o pedido de seu seguro odontológico. Lembre-se de ver todos os fatores envolvidos, como valores, cobertura e carência e, assim, ter o atendimento que você necessita.

Gostou de conhecer? Contrate já seu seguro odontológico.

E veja mais sobre seguros na nossa página!