Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Quando se tem um veículo, é importante ter segurança para rodar em cidades ou em qualquer lugar do Brasil. Seja para trabalho ou passeio, ter um seguro de veículos é essencial.

Por isso, seja moto, carro ou caminhão, você deve ter o seguro para veículos de forma a garantir que esteja protegido contra diversos acontecimentos, como acidentes e furtos que possam acontecer.

Como funciona o seguro de veículos?

O seguro de veículos é um tipo de proteção financeira que pode ser contratada por proprietários de carros, motos, caminhões e outros veículos.

Publicidade
Publicidade

Em caso de sinistro, ou seja, um evento que cause prejuízo ao veículo ou a terceiros, o seguro pode cobrir os custos associados, conforme as condições contratadas.

Para obter um seguro de veículo, o proprietário deve entrar em contato com uma seguradora e solicitar uma proposta de seguro. O preço do seguro pode variar de acordo com vários fatores, como modelo do veículo, região de circulação, perfil do condutor, cobertura escolhida e histórico de sinistros.

É um tipo de seguro bem comum, então é fácil encontrar seguradoras que disponibilizam desse serviço. A Porto Seguro é uma das mais famosas dessas.

Publicidade
Publicidade

O que o seguro de veículos cobre?

As coberturas oferecidas pelo seguro de veículos podem incluir:

  • Danos causados ao veículo segurado em caso de acidente, colisão, incêndio, roubo ou furto;
  • Danos causados a terceiros em caso de acidente de trânsito, incluindo cobertura para danos materiais e corporais;
  • Assistência 24 horas, que pode incluir serviços como guincho, socorro mecânico, troca de pneus, chaveiro e hospedagem em caso de imprevistos na estrada.

Seguro para carros

O seguro para carros é uma proteção financeira que pode ser contratada por proprietários de veículos automotivos. O objetivo é cobrir os prejuízos decorrentes de sinistros, como acidentes de trânsito, roubo, furto, incêndio, entre outros.

Para contratar um seguro para carro, o proprietário deve escolher uma seguradora e solicitar uma cotação. O valor do seguro vai variar de acordo com vários fatores, como modelo do carro, idade do condutor, região de circulação, cobertura escolhida.

As coberturas oferecidas pelo seguro veicular para carros incluem, geralmente:

  • Colisão: cobre os prejuízos decorrentes de acidentes de trânsito, como danos ao carro segurado e a terceiros envolvidos no acidente;
  • Roubo e furto: cobre os prejuízos decorrentes de roubos ou furtos do carro segurado;
  • Incêndio: cobre os prejuízos decorrentes de incêndios, explosões ou quedas de raios;
  • Danos a terceiros: cobre os prejuízos causados a terceiros envolvidos em acidentes de trânsito;
  • Assistência 24 horas: oferece serviços como guincho, socorro mecânico, troca de pneus, chaveiro, entre outros, em caso de imprevistos na estrada.

Seguro para motos

Da mesma forma que o seguro para carros, o seguro veicular para motos é feito para garantir que o segurado tenha uma proteção financeira em caso de problemas com suas motos.

Seja por colisão, roubo, dano, dano a terceiro, você pode acionar o seguro para que seja feita a cobertura e que você possa ter a restituição do gasto por conta do sinistro.

Além disso, é importante saber que o valor do seguro é diferente de acordo com o ano da moto, histórico do motorista, acidentes, além da localidade onde se mora.

Outra questão que tem sido considerada na hora de fazer a contratação do seguro é a sua profissão. Para motoboys, o seguro é diferente, por exemplo, de quem tem uma moto somente para uso pessoal.

Seguro para caminhões

O seguro para caminhões é semelhante aos outros tipos de seguros veiculares. Você vai ter um seguro para cobrir seu veículo em caso de sinistro. Seja roubo, acidente, dano a terceiro e tantas outras situações, você tem uma forma de manter o seu caminhão seguro.

Além disso, como caminhoneiro, você pode fazer um seguro de veículo que monitore seu caminhão 24 horas, de forma a garantir suas viagens e, em caso de roubo, por exemplo, o caminhão pode ser bloqueado a distância.

Algumas das proteções básicas de seguro de caminhão são:

  • Proteção contra roubo, furto, colisão, incêndio, enchente e granizo.
  • Assistência em casos de chaveiro, socorro mecânico e elétrico, etc.
  • Hospedagem e transporte alternativo.
  • Reembolso de 70% no gasto com reparo de vidros e para-brisa.
  • Você pode ainda ter benefícios em compra de combustível, garantindo descontos especiais.

O que observar na hora de contratar um seguro veicular?

Na hora de contratar um seguro veicular, é importante observar alguns aspectos para garantir a escolha da melhor opção para suas necessidades. A seguir, listamos algumas das principais coisas que você deve observar antes de contratar um seguro veicular:

  • Cobertura oferecida: verifique quais são as coberturas oferecidas pela seguradora e se elas atendem às suas necessidades. Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais, como assistência 24 horas, carro reserva, entre outras.
  • Franquia: a franquia é o valor que você terá que pagar em caso de sinistro. Verifique qual é o valor da franquia oferecida pela seguradora e se é compatível com o que você pode pagar em caso de sinistro.
  • Valor da indenização: verifique qual é o valor da indenização oferecida pela seguradora em caso de sinistro. Certifique-se de que o valor é suficiente para cobrir os danos que o seu veículo possa sofrer.
  • Exclusões da cobertura: verifique se existem exclusões na cobertura oferecida pela seguradora. Algumas seguradoras não cobrem danos causados por fenômenos naturais, por exemplo. É importante saber quais são as exclusões para não ter surpresas em caso de sinistro.
  • Avaliação da seguradora: pesquise a reputação da seguradora antes de contratar o seguro veicular. Verifique se ela é confiável e se tem um bom atendimento ao cliente.
  • Preço: por fim, avalie o preço do seguro veicular oferecido pela seguradora. Compare os valores com outras seguradoras e verifique se está de acordo com o que você pode pagar. Lembre-se que o preço não deve ser o único fator considerado na escolha do seguro, mas sim em todas as questões envolvidas na contratação.

Como é definido o valor do seguro?

O valor do seguro veicular vai depender de diversos fatores. Os principais que são analisados pelas seguradoras são:

Os principais fatores que influenciam no valor do seguro veicular são:

  • Tipo de veículo: o seguro é diferente para os diversos tipos de veículos, como carro, motos e caminhões.
  • Modelo e ano do veículo: Carros mais novos e de modelos mais caros costumam ter um seguro mais elevado do que os mais antigos ou de modelos mais simples. Isso ocorre porque o custo de reparação ou substituição de um carro mais caro é mais alto.
  • Perfil do condutor: O perfil do condutor, como idade, sexo, estado civil, tempo de habilitação, histórico de acidentes e sinistros, também influencia no valor do seguro. Por exemplo, um motorista jovem e inexperiente pode pagar mais caro pelo seguro.
  • Uso do veículo: o veículo usado para trabalho (como caminhões, motos de motoboys, carros de aplicativos) podem ter valores diferenciados de seguros.
  • Região de uso do veículo: O local onde o veículo será utilizado também é um fator determinante no valor do seguro. Áreas com índices mais elevados de roubo e furto de veículos, por exemplo, podem ter um seguro mais caro.
  • Cobertura escolhida: O valor do seguro pode variar dependendo da cobertura escolhida. Uma cobertura mais ampla, que inclui danos causados por terceiros, por exemplo, pode ser mais cara do que uma cobertura mais básica.

Infelizmente, imprevistos acontecem. Ter um seguro é uma boa maneira de garantir a segurança de seus e bens, e até mesmo da sua saúde, como um seguro saúde. Levando isso em consideração, aderir um seguro de veículo para proteger seu automóvel, pode ser uma boa escolha.