Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O scanner automotivo se tornou uma ferramenta mecânica-tecnológica imprescindível para a empresa automobilística nos dias de hoje. Isto porque é exatamente por meio dele que o motorista descobre qual é o problema do carro quando, por exemplo, uma luz vermelha se acende no painel. Sem a utilização do scanner automotivo, saber o significado desta luz se tornaria um processo longo em que o mecânico poderia levar horas ou dias para achar o problema e encontrar a solução. Com o scanner automotivo, o problema poderá ser encontrado mais rápido.

O que é?

Como o próprio nome já diz, o scanner automotivo rastreia todos os pontos do veículo, gera códigos computadorizados e correlaciona estes códigos aos problemas. Alguns exemplos de leitura e interpretação que os aparelhos de scanner automotivos fornecem aos veículos são:

  • Dados de consumo
  • Temperatura do carro
  • Rotação do veículo
  • Carga da bateria
  • Pressão do combustível
  • Água do radiador
  • Distância percorrida
  • Temperatura ambiente.

Com software modernos, estes aparelhos atuais conseguem fazer leituras dos problemas dos veículos.

Publicidade
Publicidade

Como funciona o scanner automotivo

Por meio do envio de um sistema de pulsos, os scanners funcionam projetando módulos de controle de transmissão. Cada um destes módulos de controle serve para interpretar um sinal físico do veículo, tais como velocidade, temperatura ambiente, pressão do motor. Estas informações seguem para os sensores, que as projetam para os processadores do sistema de módulos. Estes processadores captam todas estas informações e as ajustam, regulando-as de forma que o veículo volte a funcionar normalmente, sem a existência do problema anterior à leitura.

Scanner automotivo

Para que serve o scanner automotivo

O scanner automotivo serve para diagnosticar a injeção eletrônica dos carros. Serve também para dizer onde é necessário haver reparos. Funções que podem ser acionadas em tempo real, durante a direção e manuseio do veículo, pois o scanner estabelece, por meio de um sistema computadorizado, as conexões do painel de controle do veículo, com os códigos do computador. Portanto, os mecânicos, na hora de realizarem os devidos reparos, sabem exatamente onde devem procurar.

Publicidade
Publicidade

A partir do momento em que o mecânico começa a consertar o veículo, todas as informações também são direcionadas a este painel de injeção eletrônica específico. Com base nestas informações, o próprio mecânico pode ir realizando testes no carro, afim de verificar se as mudanças do conserto estão corretas. Ou se é preciso mexer em alguma outra peça. Outras possibilidades do scanner automotivo são:

  • As funções de zerar o sistema
  • Corrigir falhas na leitura,
  • Realizar novas e mais eficazes estratégias para a injeção eletrônica.

Qual é o melhor scanner automotivo

No Brasil, os aparelhos são liberados para a venda após passarem por um processo de avaliação e testes de compatibilidade para os modelos nacionais. Segundo os próprios fabricantes e mecânicos automobilísticos, não existe o modelo ideal e mais compatível para absolutamente todos os veículos. Isso porque até as configurações de um mesmo veículo podem sofrer modificações de um país para outro. E inúmeras são as variações de um aparelho scanner automotivo em relação a outro.

Hoje em dia, a maior parte dos aparelhos scanner automotivos possuem ampla cobertura para os veículos nacionais. Além disso, todos passam por um protocolo oficial de diagnóstico OBD-BR, que costuma ser seguido por todas as montadoras ao configurarem os carros para o Brasil.

A Snap-On, responsável pela produção do scanner Sun PDL 4000, por exemplo, possui disponível um banco de dados para 26 montadoras mundiais. Para a marca Snap-On, os aparelhos scanners devem possuir a maior gama de cobertura possível.

Scanner automotivo

Já os scanners da marca KTS são adaptados para padrões internacionais e funcionam para plataformas de até 150 montadoras, com aproximadamente 230 mil configurações de veículos.

Scanner automotivo

Outros fabricantes preferem apostar na diversidade das linhas de montagem dos veículos; como a Tecnomotor, que produz aparelho scanner tanto para veículos da linha leve, quanto para veículos pesados e movidos a diesel.

A Alfatest lançou-se no mercado brasileiro em 1992 e costuma observar o gosto popular para produzir seus projetos de aparelhos scanners. A Napro, por sua vez, oferta compatibilidade para 43 montadoras e possui como proposta justamente a quantidade de compatibilidade apresentada. Em relação aos preços, os aparelhos scanners variam bastante, variando  entre R$ 900 até R$ 16 mil.