Cartão Adicional, saiba tudo sobre esse tipo de cartão!
Você sabe o que é um cartão adicional, como funciona, como é sua fatura, se ele ajuda a aumentar o score ou se é necessário pagar anuidade?
Essas e outras questões serão esclarecidas a seguir. Continue com a gente e saiba tudo isso!
O que é um cartão adicional?
O cartão adicional nada mais é do que um cartão, como o próprio nome já diz, vinculado a um principal. Ou seja, existe o titular, que pode se estendido em um outro. Isso significa que ele pode ser solicitado apenas pelo titular do cartão principal.
A ideia é abrir a possibilidade de compartilhar o limite de crédito entre parceiros, dependentes, ou até mesmo, amigos.
O interessante é que o cartão adicional pode ser de crédito ou débito.
Além disso, ele pode ser emitido em nome de quem o titular desejar. Trata-se de uma opção bastante útil para quem compartilha gastos, por exemplo.
Como funciona esse sistema?
Como mencionado, apenas o titular do cartão principal pode solicitar o adicional.
Este tipo de cartão pode ser emitido em nome do titular do cartão principal ou da pessoa adicional, mas, sempre tendo o titular vinculado, certo? Ou seja, o cartão adicional é uma extensão de um cartão.
Além disso, o titular de um cartão principal pode determinar que limite pode ser usado no cartão adicional. Também, a pessoa titular tem acesso às transações realizadas com o cartão adicional.
As compras feitas com o cartão adicional são cobradas na mesma fatura do cartão principal. Nela, constarão todos os detalhes das transações, incluindo o que foi feito por meio do segundo.
E é o titular do cartão principal o responsável pelo pagamento de todas as faturas – o que inclui as transações realizadas pelo cartão adicional.
Mais um ponto é que as compras realizadas com o cartão adicional são incluídas e cobradas em uma mesma fatura, em nome do titular. Ou seja, o pagamento é legalmente vinculado a ele.
Ou seja, é o titular do cartão principal que é o responsável por todas as compras feitas.
Possui fatura separada?
Conforme foi abordado no tópico anterior, em geral, não. O cartão adicional, a princípio, não tem uma fatura separada.
Isso porque as despesas feitas nele são automaticamente incluídas na mesma fatura do cartão principal.
No entanto, já há opções – dependendo da administradora do cartão – do titular pedir faturas separadas: uma a respeito do cartão principal e outra do adicional.
Entretanto, vale lembrar que o responsável financeiro pelas faturas continua sendo o titular.
Assim, é importante que o titular combine com a outra pessoa como serão pagas as faturas.
Ele ajuda a aumentar o score?
Não. O score (pontuação de crédito) leva em consideração alguns itens como:
- Histórico de pagamentos.
- Utilização do crédito.
- Histórico de crédito.
- Tipos de crédito utilizados.1
- Consultas ao crédito.
Assim, o bom uso do cartão de crédito é que aumenta o score para a pessoa titular. Para quem utiliza o secundário, isso não é levado em consideração, certo?
Uma pessoa com nome sujo pode ter um cartão de crédito adicional?
Sim, se você tem um cartão de crédito e quer oferecer um adicional para alguém que está com o nome sujo, não há problemas.
Isso porque o que é levado em consideração é o nome do titular e não da pessoa que irá receber.
O Cartão adicional possui anuidade?
Em geral, não há anuidade extra. Mas, pode haver a cobrança de uma taxa extra anual, mas, mais baixa que a principal.
Tudo irá depender das políticas de anuidade da emissora ou administradora financeira do cartão.
Quais cuidados devem ser tomados?
É importante tomar algumas precauções, caso você tenha um cartão e queira adicionar outra pessoa. Isso porque, como vimos anteriormente, o titular do cartão é o responsável pelo pagamento das transações (e o não pagamento traz consequências ao titular).
Dessa forma, veja o que deve ser levando em conta ao solicitar um cartão adicional:
- Escolha com cuidado e cautela quem receberá os cartões adicionais: certifique-se de que a pessoa que receberá o cartão adicional seja alguém que pode arcar com as despesas. Pense em como esse alguém usa o seu dinheiro e se tem um histórico de dívidas ou problemas financeiros. Além disso, certifique-se de que é um bom momento para todos fazerem esse tipo de negócio.
- Determine limites: uma boa forma de evitar imprevistos e transtornos é definindo um limite de quanto uma pessoa poderá usar.
- Monitore o uso: sempre verifique com atenção o uso do cartão adicional. Assim, é possível evitar surpresas desagradáveis e algum mal entendido. Uma forma é ativando alertas, que são acionados toda vez que uma transação é realizada no cartão principal e nos adicionais.
- Mantenha uma comunicação: é importante também uma comunicação frequente entre o titular do cartão e a pessoa que tem o cartão adicional. Mais uma vez, isso evita problemas.
Como fazer um bom uso do cartão?
Se você se vinculou a um cartão principal, veja as dicas para usar o crédito da melhor forma:
- Combine com o titular o quanto você pode gastar por mês e o quanto pode pagar.
- Não faça compras com valor acima do que foi combinado com o titular.
- Monitore os gastos também, assim como o titular do cartão deve fazer. No caso de transações ou fraudes, você pode avisar o titular, para que ele tome medidas o mais rápido possível.
- Proteja o seu cartão, deixando-o bem guardado, além de ter cuidado com senhas e outras formas de proteção.
- Em caso de roubo, furto ou extravio, avise imediatamente o titular para evitar maiores transtornos ou prejuízos.
Por fim, se você é o titular de um cartão, lembre-se sempre de que é o responsável por tudo em relação a todos os cartões que estão em seu nome. É fundamental seguir as dicas que demos, a fim de proteger a sua vida financeira.