Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Ter um cartão de crédito é o objetivo de muitos brasileiros pela facilidade de pagamento na hora de realizar suas compras, mas você sabia que é necessário estar sempre atento a tentativas de golpe utilizando o cartão de crédito?   

Recentemente, foi descoberto uma nova modalidade de fraude utilizando o cartão de crédito por meio do pagamento por aproximação (Tecnologia Contactless). Foram registrados muitos casos de pessoas vítimas dessa nova fraude.  

Mostraremos com detalhes tudo que você precisa saber sobre esse novo golpe e como evitá-lo e realizar suas compras de forma segura.

Publicidade
Publicidade

Como funciona o novo golpe que fraudava cartões de crédito?

O golpe começa quando os cibercriminosos entram em contato com os lojistas se passando por empresas responsáveis pelas maquininhas de cartão. Nesse momento, os criminosos informam que é necessário ser feito uma manutenção nas máquinas de pagamento.  

Sendo também vítima dos golpistas, os donos de estabelecimentos seguem todas as instruções dos criminosos e acabam acessando um link pelo computador onde está instalado o sistema da maquininha. Logo ao acessar o link, é instalado um vírus malicioso, onde será permitido aos criminosos o acesso remoto à máquina.

Logo após esse processo, a maquininha infectada pelo vírus bloqueará todos os pagamentos feitos por meio da aproximação, obrigando o cliente a inserir o cartão nela, possibilitando que os golpistas tenham acesso ao cartão e realizem uma clonagem. É nesse momento que os clientes dos estabelecimentos se tornam a próxima vítima.

Publicidade
Publicidade

Quem são os criminosos por trás desse golpe?

De acordo com a Kaspersky, empresa de tecnologia especializada na produção de softwares de segurança na internet, os criminosos são pessoas que têm conhecimento técnico sobre esse meio de pagamento.  

Esse conhecimento sobre a tecnologia contactless possibilita que os criminosos burlem esse meio de pagamento, que é considerado um dos mais seguros. Os criminosos conseguem até mesmo traçar um perfil da vítima e qual cartão está sendo utilizado, como o cartão Black, que possui um limite maior de crédito.

Como se proteger desse golpe?

Veja algumas dicas de como se prevenir desse golpe:

A primeira dica é para os donos de estabelecimentos: desconfiem de pessoas que se passam por empresas alegando que a maquininha precisa de uma manutenção. Na dúvida, entre em contato diretamente com a empresa responsável pela sua máquina de pagamento;

Para os clientes, recomendamos que estejam sempre atentos a qualquer erro da maquininha ao realizar o pagamento por meio de aproximação. Caso ela informe algum erro, opte por utilizar uma outra forma de pagamento, como pix, e não insira o cartão;

Esteja sempre atento a fatura do cartão, verifique todas as compras feitas, e qualquer suspeita ou compra indevida, informe imediatamente o banco responsável pelo seu cartão;

Caso você desconfie de já ter sido uma vítima, faça um boletim de ocorrência e entre em contato imediatamente com o seu banco.

Assim, se você mantém ativada e costuma usar a função de pagamento por aproximação do seu cartão, todo o cuidado é pouco!