Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Durante muito tempo, reinou entre os motoristas aquelas estranha ideia de que gasolina boa é aquela que não dá problema no carro, dada a qualidade estranha a qual estamos acostumados. Felizmente, os tempos são outros, e agora, é difícil encontrar um posto que sobreviva à legislação tendo um combustível “batizado”.

É claro que isso ainda existe, e infelizmente, essa é uma realidade que ainda vai existir por muito tempo, até que tenhamos leis mais rígidas e sérias, porém, o que se esquece é que o combustível deve ser mais do que apenas o propulsor de locomoção de um veículo. A gasolina deve ajudar no cuidado do carro, favorecendo os seus cuidados e ajudando positivamente no dia a dia, diminuindo os problemas de manutenção, limpeza e aumentando a vida útil do veículo. E se nem sempre é assim, nossa obrigação com esse texto é pelo menos dar o caminho para você escolher a melhor gasolina para o seu carro.

Aditivada, seria ela a melhor gasolina?

Já começamos falando de uma polêmica. Afinal, o melhor é um combustível aditivado ou comum? Em muitos lugares, ouvimos que a gasolina aditivada pode ser só uma desculpa para arrancar dinheiro, sendo que a sua qualidade é a mesma da comum e seus benefícios muito rasos.

Publicidade
Publicidade

A verdade é que a gasolina aditivada ajuda sim nos cuidados com o carro. Os aditivos que ela tem são importantes ferramentas de limpeza utilizados para manter os bicos injetores e demais componentes do veículo funcionando perfeitamente. Além disso, o combustível aditivado pode melhorar a economia e o desempenho do carro, deixando ele mais próximo do que é a sua configuração de fábrica.

Porém, é importante lembrar que a gasolina aditivada funciona melhor em veículos mais recentes e com motor flex. Isso pode até parecer estranho, mas existem alguns veículos com 10 anos ou mais que o manual de instrução pede que nunca seja abastecido com combustível aditivado. Nesses casos, o que acontece é que o motor tem um sistema de limpeza diferente, com peças mais rústicas mas sustentáveis, que não dependem da ajuda extra proporcionada pela gasolina aditivada.

Os supercombustíveis funcionam mesmo?

Uma outra dúvida muito comum é se combustíveis que se dizem superiores, como a gasolina Podium e Grid da Petrobras, ou mesmo a V Power, realmente são vantajosas. A verdade é que sim, mas depende do veículo.

Publicidade
Publicidade

Comparando os 3 combustíveis, a gasolina Podium da Petrobras é sem dúvida a melhor. Além dos aditivos, ela tem menor taxa de enxofre e maior octanagem, que deixa o veículo rodando com o motor muito semelhante ao original de fábrica. Acontece que isso beneficia principalmente veículos mais potentes, com motor no mínimo 1.8. Se o seu veículo está abaixo disso ou já tem uma quilometragem acima de 200 mil, é melhor escolher as outras opções.

E por falar de outras opções, a Grid, a V Power são tão aditivadas quanto os outros combustíveis que conhecemos dessa categoria. Apesar de mudar a tecnologia envolvida em sua produção, a verdade é que no final, os benefícios para os veículos são os mesmos.