Honda Civic
Produzido desde 1972, o Civic só chegou ao Brasil em 1992 através de importações. Cinco anos mais tarde, começou a ser produzido aqui em São Paulo e alcançou a posição de sedã médio mais vendido em terras brasileiras no começo de 2008. Chegando à nona geração, o automóvel ainda conquista motoristas pelo bom desempenho do motor e economia de combustível, além do design externo bonito. Para saber mais sobre esse veículo, continue a ler o artigo.
Sob o capô
Na versão de entrada, o Civic possui motor 1.8 flex que desenvolve 140 cv com etanol e 139 com gasolina como combustível, além de com câmbio manual de seis velocidades. Nas versões intermediária e top de linha o câmbio é automático com modo manual de cinco marchas e o motor 2.0 flex, capaz de chegar a 155 cv com etanol e 150 cv com gasolina.
Mudanças no modelo
Desde 2006 o Civic tem sofrido mudanças pouco expressivas, mesmo que elas tivessem ajudado a manter o veículo na concorrência com os modelos da Toyota e da Volkswagen: o Corolla e o Jetta. Desde 2014 o veículo conta com motor 2.0 flex e câmbio manual de seis velocidades, mas a linha de 2016 vem disposta a brilhar no mercado.
Retorna ao catálogo da Honda a versão EXR, que agora tem um sistema multimídia mais intuitivo e com GPS integrado que tem acesso à internet e entrada HDMI, direção elétrica progressiva, controle de tração e estabilidade e muito mais. Com essa nova linha custando R$ 88.400,00, mesmo com os preços altos o Civic sempre fez sucesso. A versão intermediária também ganhou inovações e subiu de preço, custando agora R$ 78.400,00.
Diferentes versões
Atualmente, as versões do Civic são quatro, sendo três delas com câmbio automático e todas com motor com tecnologia Flex. As duas primeiras, de motorização 1.8, são o Civic i-VTEC LXS com a diferença de um deles ter câmbio automatizado. As outras duas, de motor 2.0, são o Civic i-VTEC LXR e o Civic i-VTEC EXR. Ainda existe uma quinta variante, cuja pegada é mais esportiva: o Civic Si, com motor 2.4 16V a gasolina e que pode gerar até 206 cv. Diferentemente das outras versões, o Si tem faróis de neblina, rodas de liga leve de 18’’, seis airbags e teto solar elétrico.
Itens de série
- Airbags duplos
- Tela multi-funções
- Conexão Bluetooth
- Vidros elétricos
- Anti-embaçante no vidro traseiro
- Ar condicionado
- Direção assistida
- Alarme
- Computador de bordo
- Freios ABS
- Luz de leitura e no porta-malas
- Sensor de estacionamento
- Travas elétricas
Vantagens do automóvel
- Espaço interno
- Estabilidade ao dirigir
- Robustez mecânica
- Acabamento interno e externo
- Conforto ao dirigir
- Gasto econômico de combustível
- Manutenções de baixo preço
Desvantagens
- Rodas aro 17’’ tendem a sacudir muito o carro
- Falta de airbags laterais
- Isolamento acústico ruim
- Não tem marcador de temperatura do motor
- Suspensão muito rígida
- Alto preço de compra
- Câmbio automático às vezes força demais o motor