GPS automotivo
Hoje em dia chegar aos lugares é muito mais fácil, mesmo sem conhecer o caminhos as pessoas não ficam mais perdidas, tudo isso graças ao GPS, que tornou as viagens mais simples, já que não só indica o caminho correto como também o trafego e algumas opções de locais utilitários que existem no caminho. Se você quer saber tudo sobre o GPS automotivo, qual o melhor e como usar leia esse artigo.
O que é um GPS?
O GPS é um sistema de navegação composto por 24 satélites criado originalmente pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fins militares, nos anos 70. Porém hoje em dia ele é um dos equipamentos eletrônicos mais usados para navegação urbana. Os GPS para carrosrecebem estes sinais que transmitem dados de latitude, longitude e altitude, cruzam as informações com os mapas disponíveis e traçam a melhor rota. A partir daí, a navegação é feita pela tela, com símbolos específicos e comandos de voz. O movimento do carro é registrado no GPS que avisa caso algum erro de rota seja cometido.
Como os smartphones possuem aplicativos que servem como gps os aparelhos automotivos precisaram de ser readaptados e ter mais funcionalidades para que valesse a pena investir em um GPS de carro. Porém não adianta o equipamento possuir milhares de funcionalidades se ele não for capaz de cumprir com seu principal papel, que é o de ajudar a se locomover por caminhos mais rápidos e sem se perder. Por isso é precisa ficar de olho em sistemas que possuam navegação rápida e efetiva. Equipamentos lentos podem fazer você errar aquela importante saída que você acabou de perder.
Características de um bom GPS automotivo
Existem algumas características básicas que são essenciais para um bom GPS automotivo:
Facilidade: Eles tem que ser fáceis de usar, possuir mapas e menus de fácil entendimento. A maioria dos modelos já indicam a direção certa com comandos de voz, mas existem alguns modelos que deixam que você também os programe por meio de comandos de voz.
Telas sensíveis: As telas ultra sensíveis ao toque já são quase padrão na indústria, mas sempre vale a pena lembrar que o melhor tamanho são as telas de 5 polegadas, pois tem o tamanho ideal para conseguir visualizar as informações e para não ocupar muito espaço no carro.
Mapas: Praticamento todos os modelos de GPS automotivo têm coberturas parecidas e usam as bases de dados da NAVTEQ ou TeleAtlas. As atualizações são feitas anualmente, mas elas são cobradas.
Sistemas para escapar do trânsito: Alguns modelos de GPS já possuem informações atualizadas de trânsito. Porém, o funcionamento ainda é um pouco precário e não ajuda muito em horários de pico.
Recursos: Alguns recursos extras como transmissão de TV, joguinhos ou outros aplicativos costumam ser dispensáveis. Mas se o GPS automotivo oferecer esses recursos como algo a mais, vale a pena. Mas lembre-se o mais importante são as funções básicas, por isso não escolha o GPS para o seu carro baseado em aplicativos e funções extras.