Ford EcoSport
Baseado na segunda geração do Fiesta, o EcoSport foi lançado em 2003 e sempre garantiu alto índice de aprovação entre os motoristas. Fabricado em Camaçari, na Bahia, o carro passou por diversas reestilizações até chegar ao modelo atual, embora haja previsão para que mais um facelift ocorra em 2016. Considerado um modelo SUV, o EcoSport é adotado por quem quer pegar estradas de quando em quando mas também tem de andar no trânsito urbano. Quer saber mais? Continue a ler.
Sob o capô
Duas motorizações estão disponíveis para o automóvel, 1.6 Sigma e 2.0 Duratec. Os dois motores têm tecnologia Flex que permite o uso de mais de um combustível. O Sigma pode desenvolver 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol, enquanto o Duratec faz 145 cv com etanol e 141 cv com gasolina. Esses mesmos motores também são usados em outros veículos da montadora, como é o caso do Ford Focus.
Mudanças no modelo
O EcoSport começou com três opções de motores, 1.0, 1.6 e 2.0, mas a primeira alternativa deixou de existir já que tanto os consumidores quanto a mídia consideravam o motor 1.0 pouco potente para um carro de tal segmento. Esse automóvel foi projetado de forma a oferecer uma alternativa a latino-americanos que, através de pesquisas, demonstraram interesse em um automóvel como este.
Mesmo que os donos demonstrassem grande satisfação com alguns aspectos do carro, ainda apontavam o alto consumo de combustível e o mal acabamento do painel como fatores negativos. Em 2005 a Ford fez uma tentativa de melhorar esses aspectos. Mais tarde, em 2012, o EcoSport adotou o estilo kinetic, – que também estava sendo adotado por outros modelos da montadora – uma reestilização que permitiu sua exportação para muitos países.
Para 2016, o EcoSport pretende reconquistar o mercado que disputa com o HR-V da Honda, recebendo não só mudanças estéticas mas também mecânicas, com por exemplo um novo motor 1.5 que desenvolve até 130 cv.
A legislação sobre os extintores de carro mudou! Ainda tem dúvidas? Confira aqui!
Diferentes versões
As versões atuais do EcoSport são sete: SE, Freestyle e Titanium, com motor 1.6 e câmbio manual; e SE Powershift, Freestyle Powershift, Titanium Powershift e Freestyle 4WD, todas com motores 2.0 e câmbio automático exceto a última. Estranhamente a versão top de linha, Titanium Powershift, não conta com vidros elétricos dianteiros. Entre os itens opcionais mais interessantes estão o sensor de farol, o computador de bordo, bancos de couro e o controle de tração.
Itens de série
- Airbags duplos
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Vidros elétricos
- Ar condicionado
- Porta-luvas refrigerado
- Direção assistida
- Alarme
- Faróis de neblina
- Indicador de revisões
- Freios ABS
- CD Player e rádio AM/FM
Vantagens do automóvel
- Design externo
- Conforto ao dirigir
- Câmbio Powershift (automatizado)
- Robustez mecânica e da estrutura
- Alto
- Motor forte
- Prazeroso de dirigir
Desvantagens
- Acabamento interno
- Ruído do motor e interno
- Alto consumo de combustível
- Ar condicionado sem filtro
- Porta malas insuficiente
- Má estabilidade ao dirigir
- Suspensão dura