Fiat Uno
Tanto em sua versão antiga, com visual mais quadrado, quanto na nova, o Uno sempre foi um dos carros favoritos dos brasileiros. Começou na Europa, em 1983, e chegou ao Brasil no ano seguinte, sendo produzido até o final de 2013 com o nome de Uno Mille ou Fiat Mille. Mais tarde, a nova geração foi projetada no Brasil, lançada em 2010 e tinha como público principal a América Latina. Quer saber mais sobre o Uno? Leia mais e se informe.
Sob o capô
No Brasil, todas as motorizações oferecidas têm tecnologia Flex, que permite utilizar gasolina ou etanol como combustível. Estão disponíveis: um motor 1.0 8V que faz 75cv com etanol e 73 com gasolina; e um motor 1.4 8V que mostra 88cv com etanol e 85cv com gasolina. Embora a troca de marchas seja manual, é possível adquirir o câmbio Dualogic automatizado como opcional nas versões Way e Sporting, ambas 1.4.
Mudanças no modelo
Na busca pela substituição do Fiat 127 no mercado Europeu, a primeira geração do Uno, ainda quadradona, teve o lançamento concorrido por dois centros de estilo europeus. Um ano depois o modelo chega ao Brasil, também para substituir o Fiat 127, e com poucas mudanças vindas do outro continente.
As três versões iniciais não foram bem aceitas, visto que o carro se parecia muito com o que já havia no mercado. Mesmo assim, o Uno serviu de plataforma para o lançamento de suas versões pick up e furgão, à venda até hoje sob o nome Fiorino. Nos anos noventa, o motor foi trocado e o carro alcançou popularidade no meio dos carros populares. Em 2002 recebeu o motor FIRE, e dois anos depois foi reestilizado. Por fim, em 2014, a Fiat decidiu tirar o Mille do mercado lançando o Grazie Mille – isso ocorreu, principalmente, pela obrigatoriedade de itens de segurança como o airbag duplo e freios ABS.
Novo Uno
Buscando atrair o público jovem e rejuvenescer tanto o nome quanto o modelo, o Novo Uno chegou em 2010 com curvas arredondadas – algo que já vinha fazendo sucesso em outros modelos concorrentes. A nova geração do carro tem um apelo mais esportivo e atraente.
Diferentes versões
O Uno possui, atualmente, nove versões diferentes. Quatro delas têm motor 1.0: Vivace 2p e 4p, Attractive e Way. As versões com motores 1.4 são a Evolution, o Way 4p com ou sem Dualogic e o Sporting, com ou sem Dualogic.
Itens de série
- Airbags duplos
- Freios a disco
- Tomada dianteira
Vantagens que o carro oferece
- Apresenta robustez mecânica
- Tem um espaço interno muito bom e confortável
- Tem um bom preço de compra
- Boa relação combustível/quilômetros rodados
- Design externo bonito
- Potente
- Manutenção barata
- Boa digiribilidade
Desvantagens
- Tem poucos itens de série
- Apresenta barulhos na suspensão
- Seu seguro é muito caro
- O câmbio Dualogic é impreciso
- As portas podem sofrer corrosão rapidamente
- A segunda geração apresenta má visibilidade
- Barulho interno no veículo
A legislação sobre os extintores de carro mudou! Ainda tem dúvidas? Confira aqui!