Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Lançado em 2002, o Stilo só teve pouco menos de cem mil unidades comercializadas, já que em 2010 parou de ser fabricado pela Fiat, ano no qual o modelo completo chegava a custar R$ 39.900 reais. O modelo foi substituído pelo Fiat Bravo, e deixa saudade por conta do conforto que oferece e sua robustez em um Hatch Médio.

Diferentes versões

O lançamento de versões diferentes de carros pré lançados é uma grande jogada das montadoras para conseguir atrair mais consumidores. Em 2004, por exemplo, foi lançado o Stilo M. Schumacher, em homenagem ao piloto de corrida. Outras versões vieram depois, com o Stilo Abarth, com motor 2.4, e as versões Dualogic, Sporting, Sporting Dualogic, Blackmotion Dualogic, Attractive e Attractive Dualogic, todos 1.8.

Potência do motor

Em seus primeiros anos, o Stilo podia ser equipado ou com o motor 1.8 8V ou 1.8 16 V. Com o avanço da ciência em relação ao biocombustível, foi lançado outro 1.8 16 V, agora com essa nova tecnologia. Exclusivamente no Stilo Abarth há o motor 2.4 20V, mas houveram muitas críticas aos motores utilizados nos 1.8, por serem os mesmos que equipam carros como o Corsa e o Meriva, ambos Chevrolet, e não mostram o mesmo desempenho de um motor mais moderno. As críticas atingiram, em especial, as versões supostamente esportivas, como a Sporting, enquanto o Abarth tinha um preço muito elevado.

Publicidade
Publicidade

Teto solar

O motor potente e o design externo definitivamente são atraentes, mas uma característica que faz o Stilo diferente dos outros carros é seu teto solar, chamado de Sky Window (janela para o céu) pela montadora. Lâminas de vidro se estendem até a parte traseira do teto, garantindo luz e ventilação para motorista e passageiros e sendo controlado por um acionamento elétrico.

Comodidade

Uma das características mais atraentes deste modelo é a grande estabilidade ao dirigir junto à direção macia, o que definitivamente garante conforto ao motorista durante o trajeto. O carro apresenta leveza nas mudanças de direção e nas curvas, além de bancos extremamente confortáveis que agradarão os passageiros.

Câmbio Dualogic

Assim como outros modelos da Fiat, o carro conta com o câmbio semi-automático que deveria garantir maior conforto na hora de trocar de marcha. Entretanto, não é bem assim que funciona: os clientes que possuem um Stilo apontam, nesse modelo e em outros, que esse tipo de câmbio não é bom e apresenta defeitos.

Publicidade
Publicidade

Itens de série

  • Vidros elétricos
  • Freios a disco
  • Tração dianteira
  • Computador de bordo
  • Compartimento porta luvas refrigerado
  • Indicador de temperatura externa
  • Limitador de velocidade
  • Luzes laterais tipo LED
  • Limpadores de pára-brisa para o vidro traseiro

Desvantagens

Por um lado, alguns motoristas acreditam que a Fiat deveria voltar a fabricar o Stilo. Por outro, com a interrupção de sua produção, o carro passou a ter uma desvalorização acentuada. Além disso, o preço do seguro tende a aumentar cada vez mais.

Outra reclamação comum aos motoristas donos do Stilo é o fato das peças serem vendidas por um preço muito alto, mesmo que não sejam muito difíceis de achar.