Fiat Siena
Quem conhece bem o Palio com certeza vai reconhecer os traços do Siena: não é pra menos, já que Siena é o nome da versão sedã do Palio. Em 2012 foi lançado o Grand Siena, que é um veículo totalmente novo com carroceria diferente, mas mesmo assim o Siena original ainda é comercializado. Além de ser fabricado em diferentes países da América do Sul e Central, o Siena também está presente na Turquia, na África do Sul e ainda na Coréia do Norte. Em terras brasileiras, chegou em 97 importado da Argentina e começou a ser produzido aqui em 1999. Para saber mais sobre o Siena, continue a ler.
Sob o capô
Duas opções de motor estão disponíveis para o Siena, ambos com tecnologia biocombustível que permite o uso de gasolina e etanol. O motor 1.0 Fire chega a 75 cv com etanol e 73 cv com gasolina, enquanto o 1.4 desenvolve 86 cv com etanol e 85 cv com gasolina.
Mudanças no modelo
Sua produção começou com acabamento mais simples e motorização mais potente, 1.6 8 ou 16V, mas não agradou ao mercado argentino. O design do carro chegou a ser classificado como “inexpressivo” por conta das linhas muito lisas. Em 98 o mercado brasileiro exigia sedãs de motor 1.0, e a Fiat lançou esse modelo com câmbio de seis marchas. Em 2001 e 2006 houveram mudanças de carroceria, a segunda tendo mais sucesso que a primeira com o público por conta do acabamento de melhor qualidade.
2007 foi o ano que marcou o lançamento da quarta carroceria, e o carro foi equipado com motor capaz de funcionar com quatro combustíveis – gasolina pura, gasolina brasileira (com 25% de etanol), etanol e gás natural.
Grand Siena
O Grand Siena é a segunda geração do Siena, sendo também um sedã compacto e fabricado no Brasil. A sua nova plataforma lhe garante maior altura, comprimento e tamanho entre eixos, além de um aumento do porta malas. O design foi feito pelos centro de estilo da Fiat italiano e brasileiro, e o diferencial está nos airbags duplos e freios ABS como itens de série, acessórios opcionais em algumas versões do Siena.
Diferentes versões
Hoje existem oficialmente duas versões do Siena, de acordo com sua motorização: o Siena EL 1.0 e o Siena EL 1.4. A principal diferença é que a maioria dos itens que podem ser incluídos no veículo estão indisponíveis no 1.0 e são opcionais no 1.4, como é o caso do farol de neblina, vidros elétricos, ajuste de altura, etc.
Itens de série
- Airbags duplos
- Anti-embaçante no vidro traseiro
- Indicador de revisões
- Freios ABS
- Tomada com saída dianteira
- Vidro degradê
- Computador de bordo
Vantagens do automóvel
- Porta malas de tamanho bom
- Robustez da mecânica
- Baixa manutenção
- Bom custo-benefício
- Consumo de combustível baixo
Desvantagens
- Visibilidade traseira ruim
- Ruídos internos
- Direção dura (semi-hidráulica)
- Suspensão macia demais
- Pouco espaço interior
- Desempenho fraco do motor
- Regulagem ruim dos bancos