Fiat Punto
Popular entre participantes de corridas amadoras, o Punto que existe no Brasil na verdade trata-se do modelo conhecido como Grande Punto na Europa, já que o Punto original europeu tem outras dimensões. Lançado no Brasil em 2007, o hatch compacto oferece conforto e boa digiribilidade e já chegou a ser eleito o carro do ano em 2008. Para quem quer saber mais sobre o Fiat Punto, basta ler este artigo e se informar.
Sob o capô
Dentre as opções de motorização do Punto, estão disponíveis o motor 1.4 Fire Evo, o 1.6 E.torQ e ainda o 1.4 T-Jet Turbo. De todas elas, o único que não apresenta tecnologia biocombustível, para uso de gasolina e etanol com combustíveis, é o T-Jet.
Mudanças no modelo
O Punto original, que só existe na Europa, surgiu para substituir o Uno no final de 93, enquanto a versão que veio ao Brasil dois anos depois apareceu em 2005 com o nome de Grande Punto. Desenhado pelo famoso designer automotivo Giorgetto Giurgiaro em parceria com o Centro de Estilo da Fiat, o carro nunca chegou a sofrer mudanças muito expressivas como é o caso de outros modelos. Em 2010, o motor E.torQ foi adotado pela montadora. Em 2011, foi incluído no modelo o câmbio automatizado Dualogic que já estava presente em outros modelos. Em 2013, o Punto recebeu mudanças estéticas e em sua mecânica, incorporando novos itens de série.
Diferentes versões
O Punto apresenta sete versões oficiais atualmente, e duas delas têm o motor 1.4: o Punto Attractive Flex e o Punto T-Jet Turbo. Essence 16V, Sporting 16 V com ou sem câmbio Dualogic e Blackmotion 16V também com ou sem Dualogic tem tecnologia Flex e motor 1.8.
Sistema Blue & Me
Opcional inédito, esse sistema tem tecnologia Windows Mobile e permite o uso de diversas operações através do comando de voz. Dessa maneira, o carro poderá iniciar a reprodução de músicas MP3, acessar a agenda telefônica, realizar chamadas por Bluetooth e ainda ler – com o sistema de áudio – as SMS recebidas pelo motorista. Essa é uma tecnologia interessante para quem trabalha com tecnologia ou precisa estar em contato constante com as pessoas mesmo enquanto dirige.
Câmbio Dualogic
Apesar do câmbio automatizado já estar presente em outros modelos e ser criticado por diversos motoristas por conta das engasgadas nas trocas de marcha, no Punto ele continua com o mesmo problema. Embora as borboletas no volante ajudem nesse sentido, o Dualogic também apresenta defeitos frequentemente.
Itens de série
- Ar condicionado
- Limpadores de pára-brisa traseiro
- Computador de bordo
- Indicador de revisões
- Vidros elétricos
Vantagens do modelo
- Design externo bonito
- Boa digiribilidade
- Estabilidade ao dirigir
- Vários itens de série interessantes
- Conforto interno
Desvantagens
- Motor 1.4 fraco
- Consumo elevado de combustível
- No Brasil, não tem repetidores de pisca instalados nas laterais
- Ruídos internos
- Acabamento interno mal acabado
- Porta luvas e porta malas pequenos
- Pouca durabilidade de peças
- Ar condicionado retira boa parte da potência