Fiat Bravo
Depois da interrupção do Fiat Stilo, em 2010, foi trazido para o Brasil o Fiat Bravo, que já era produzido há três anos na Europa. Agora, no ano de 2015, ele recebeu algumas alterações em seu design externo e sai com versão 2016, mas ainda sim não tem aplacado tantas vendas no mercado de hatches médios como certos modelos da concorrência, ainda mais com o mercado de hatches encolhendo a cada ano. Quer saber um pouco mais sobre o Fiat Bravo? Então continue sua leitura.
Por baixo do capô
O Bravo está disponível no mercado com duas opções de motores, o primeiro com 1.8 16V E.torQ, com câmbio Dualogic ou manual, e outro 1.4 com câmbio manual contando com seis marchas. No primeiro caso, o motor atinge 130 cv (gasolina) enquanto o motor 1.4 tem 152 cv (gasolina).
Teto solar
O modelo “precursor” do Bravo, o Fiat Stilo, já possuía um teto solar dividido em lâminas de vidro que se movimentavam para fornecer ventilação e luz. No Bravo, existe um teto solar elétrico chamado Skydome, que chama bastante atenção. Ele é composto por dois painéis de vidro, um fixo e outro móvel, e pode ser acionado por um simples botão. Entretanto, as únicas versões em que o Skydome está disponível são ambos os Sporting, com ou sem câmbio Dualogic.
Pack Safety
O Fiat Bravo tem um pacote de segurança opcional, que conta com sete airbags. Destes sete, dois são frontais, dois partem das janelas, dois da lateral e ainda existe um airbag para proteger os joelhos do motorista em caso de colisão do veículo. Para tê-lo acrescentado ao carro, deve haver um acréscimo de R$ 3.410,00 na compra.
Câmbio Dualogic
O Fiat Bravo, assim como modelos que surgiram antes dele, tem como item opcional o câmbio Dualogic – um câmbio semiautomático que deveria agir para aumentar o conforto nas trocas de marcha, melhorando a digiribilidade. Entretanto, não é bem assim que funciona: uma das reclamações comuns a motoristas com carros tendo o câmbio Dualogic é que ele não funciona tão bem, engasgando em algumas trocas de marcha e não servindo ao seu propósito. No caso do Bravo, esses soluços não desapareceram embora haja uma melhora.
Versões diferentes
O Fiat Bravo conta com seis versões disponíveis no mercado, cinco delas sendo Flex – funcionam com gasolina ou etanol. Enquanto as versões, Blackmotion, Essence, com ou sem dualogic e Sporting, também com ou seu Dualogic todos têm motores 1.8, apenas o Bravo T-Jet 16 V Turbo tem motor 1.4.
Desvantagens
Além das reclamações sobre o câmbio Dualogic, que já acompanha os modelos Fiat desde que foi lançado, algumas outras são específicas do modelo Bravo. Uma delas é em questão do teto solar, que tem de estar totalmente fechado para prevenir a entrada de água de chuva no carro, pois estar apenas um pouco aberto fará com que chova do lado de dentro do veículo. Os consumidores acreditam que, embora as revisões sejam um tanto caras, ainda é um preço pagável pela qualidade oferecida pelo carro.