Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Nesta quinta-feira (25), é o Dia Livre de Impostos (DLI). Trata-se de uma iniciativa promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), através das Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em todo país. Essa ação tem um único objetivo: conscientizar a população sobre os altos valores dos impostos no país que são cobrados, mas que tem baixo retorno nas áreas que o povo mais precisa, como saúde, segurança e educação.

De acordo com a CDL Jovem,  mais de 4.000 estabelecimentos de todo país irão participar da ação que promete oferecer diversos produtos sem o valor dos impostos. Desde gasolina, medicamento, alimentos, cosméticos, até gasolina entra na ação. Entretanto, apesar da diversidade de produtos, é importante lembrar que trata-se de uma quantidade pré-definida. Portanto, se você deseja aproveitar as ofertas, programe-se para chegar na loja o mais cedo possível.

Por que hoje é o Dia Livre de Impostos?

Segundo a própria CDL Jovem, o DLI tem como objetivo mostrar para a população o quanto de impostos são cobrados nos produtos. Dados do Instituto brasileiro de Planejamento de Tributação (IBPT) mostram que o Brasil é o 14º país com maior taxa tributária em uma lista com 30. Além disso, Somos o último colocado quando o assunto é retorno desse dinheiro.

Publicidade
Publicidade

Como se não bastasse, a escolha da data também é significativa. Os brasileiros trabalham 149 dias do ano apenas para arcar com os impostos. Fazendo as contas, a partir de agora é que o dinheiro é destinado para gastos que quiserem. Segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, entre janeiro e maio do ano passado foram arrecadados R$ 1,21 trilhão em impostos federais, estaduais e municipais.

O Dia Livre de Impostos é uma iniciativa criada pela CDL jovem de Belo Horizonte, que fez tanto sucesso e se espalhou por todo estado e agora, em todo território nacional.

Quem irá arcar com os custos do Dia sem imposto?

Definitivamente, não será o consumidor. De acordo com informações da CDL Jovem, o governo não deixa de cobrar os impostos por conta disso. No entanto, esse repasse não é feito para o público. Geralmente, nestes casos, os lojistas aproveitam itens de estoque, além de fazer acordos com os distribuidores, encontrando as melhores condições e assim, repassando para o público.

Publicidade
Publicidade

Há casos de lojas que conseguem oferecer descontos maiores do que os 40% previstos.

Como aproveitar as melhores oportunidades no Dia Livre de Impostos?

É importante lembrar que, apesar de ser uma ação nacional, não são todos os estabelecimentos que participam da ação. Cada lojista estipula quais serão os produtos que terão desconto e a quantidade que será vendida. Portanto, certifique-se que as lojas que você deseja estarão participando da ação.
A própria ação DLI tem um site que apresenta as lojas cadastradas e algumas de suas ofertas.
Além disso, é importante ter certeza que você pode comprar os produtos. Não é porque está barato que deve ser comprado sem necessidade. Faça uma avaliação, cabe no orçamento? Você realmente precisa daquele produto ou quer muito? Se as respostas forem sim, aproveite.