Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Quantos cartões de crédito você usa? Segundo dados de pesquisa da base do Serasa, mais da metade dos brasileiros possuem em média três (3) cartões de crédito. o estudo chegou a essa conclusão fazendo a seguinte análise: 17% das pessoas que responderam a pesquisa afirmam ter cinco (5) cartões, 13% utilizam quatro (4), 22% responderam que possuem três (3), já 24% afirmam ter dois (2) e 24% possuem apenas um cartão. Logo, 52% da população possuem três ou mais cartões.

A justificativa para tantos cartões é simples, a possibilidade de aliar o crédito de cada um deles e assim, realizar as compras desejadas.

Em entrevista, Amanda Rapouzo, diretora da Serasa Crédito, ressalta que estes dados revelam características de consumo muito própria dos brasileiros. “Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, garante.

Publicidade
Publicidade

Quando o cartão de crédito é usado?

A pesquisa ainda mostra como a população está consumindo o cartão de crédito. 61% das pessoas usam para compras que precisam ser parceladas. Outros 37% gastam diariamente o crédito, inclusive, com gastos básicos, com pagamento de contas e compra de alimentos, por exemplo. Já outros 37% recorrem ao cartão apenas quando é necessário. Outro perfil de compra identificada são dos 31% que usam para realizar compras pela internet.

Em uma listagem geral, os termos que mais aparecem  quando os usuários falam do cartão foram: lojas de varejo, combustível e supermercado.

Apesar de ser uma alternativa, os cartões devem ser usados com moderação

Apesar de ser uma excelente alternativa para compras emergenciais, ou até mesmo para conseguir benefícios, o cartão de crédito deve ser usado com parcimônia.  Afinal, uma dívida pequena, se não controlada, pode se tornar uma bola de neve incontrolável. Ou seja,  ter um cartão de crédito não significa que você tem o dinheiro. Apesar de ter a possibilidade de crédito, se não for bem utilizado, pode causar problemas financeiros.

Publicidade
Publicidade

Tem o hábito de usar o cartão de crédito? Faça isso com consciência. Tenha controle do quanto ganha e do quanto gasta. O ideal é que use o cartão já com o dinheiro disponível para quitar o boleto. Entretanto, sabemos que não é assim que funciona, no entanto, é possível ter controle dos seus gastos.

Por fim, tenha controle de suas contas de modo geral. Seu dinheiro e vida financeira agradecem.