Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Seja por necessidade ou desejo, comprar um carro é um investimento que precisa de planejamento para que o dinheiro seja bem aplicado. Muitos motoristas, por sua vez, preferem comprar um carro usado no lugar de um zero, conseguindo economizar. Para que essa economia seja real, entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra de carros usados. Conheça agora as principais preocupações ao comprar um carro usado.

Atente-se a cada detalhe do veículo

Ao se deparar com um carro usado é indispensável que você observe todos os detalhes do carro, como os pneus, a pintura, os estofados, a situação da suspensão e também do motor e de componentes elétricos em geral. Somente conhecendo cada possível problema do carro é que você terá a certeza se a compra vale ou não a pena.

Teste o carro

Também faça questão de fazer um test drive com o veículo antes de decidir pela compra, pois assim você saberá como o carro se comporta durante a sua utilização e você poderá testar outros componentes e fazer avaliações, como o barulho do motor e se o carro parece estar desalinhado.

Publicidade
Publicidade

Prefira as opções mais confiáveis

Nada impede que você compre o carro de um desconhecido, mas, se possível, prefira comprar um carro usado de opções mais confiáveis, como de amigos, da concessionária ou mesmo de feirões de carros usados.

Assim, você não terá problemas em encontrar os documentos necessários e sofrerá menos com a burocracia e a desassistência no caso de algum problema.

Exija a transferência do veículo

Caso decida comprar de um desconhecido ou mesmo de um amigo é indispensável que você dê atenção redobrada à necessidade da transferência do veículo.

Publicidade
Publicidade

Fuja de esquemas em que o veículo não seja passado totalmente para o seu nome, pois você corre o risco de terminar prejudicado e até mesmo sem o carro.

Verifique pendências

Você não quer receber uma multa por uma infração que não cometeu e muito menos ser acusado de um crime pelo qual você não foi o responsável e por isso na hora de comprar carros usados é sempre importante checar a placa para conferir possíveis pendências passadas.

Conheça o passado do veículo

É importante também que você saiba e o carro é um veículo de leilão, já que veículos assim valem 30% menos, se já foi atingido por enchente, se já esteve envolvido em algum acidente, se já sofreu alguma modificação no motor ou em itens importantes e acontecimentos do tipo. Tudo isso pode desvalorizar o veículo e por isso é importante que você saiba de antemão.

Contrate empresas especializadas

Muitas empresas especializadas são responsáveis por verificar se um veículo possui pendências, se já foi furtado, se é roubado, se sofreu colisões graves, se tem a quilometragem adulterada e muito mais.

O valor para esses serviços costuma ficar entre 25 e 100 reais por veículo, o que vale a pena para garantir sua segurança e tranquilidade.

Assim, com alguns cuidados na hora da compra de carros usados é possível fazer um bom negócio, garantindo economia e segurança. Portanto, avalie e verifique sempre para garantir que sua compra seja feita corretamente.