Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Os carros estão entre os itens mais desejados e mais admirados por muitas pessoas, principalmente pelos homens. Alguns apenas adquirem um automóvel e procuram adicionar outro item a mais ao mesmo. Outros podem buscar nestes mesmos veículos o máximo de personalização possível, investindo valores bastante altos neste hobbie.

Os carros tunados são mais do que apenas carros. Eles mostram a paixão, a identificação, a diferenciação e a personalização do dono do carro. Mas antes de começar a investir no seu carro é importante buscar informações sobre os tipos de personalização.

Neste artigo, vamos mostrar de que maneira fazer os carros tunados e como deixar seu carro ainda mais diferenciado.

Publicidade
Publicidade

Carros tunados, de que maneira fazer?

As pessoas sempre gostaram de se diferenciar. A personalização de carros, o chamado tuning, é um movimento muito forte em diversos países e que hoje toma conta de um número grande de consumidores no Brasil.

O tuning é a arte de se personalizar carros, fazendo-se modificações não só na aparência externa do carro como também na performance do veículo e no sistema de som.

Existem diversos tipos de tuning, alguns são focados apenas na customização de veículos, outros na extrema diferenciação do mesmo, assim como o tuning voltado para a preparação de carros de corrida. Este movimento é tão forte que existem milhares de campeonatos, grupos e encontros de donos de carros tunados ao redor do mundo.

Publicidade
Publicidade

Assim, veja, a seguir, algumas dicas de como fazer um carro tunado:

Procure uma empresa ou um profissional especializado:

Os carros tunados passam por diversos tipos de modificações, muitas delas envolvendo alterações em componentes fundamentais do veículo como a suspensão, o motor, entre outros itens.

Para não ter problemas em relação à manutenção do veículo, posteriormente, é importante encontrar profissionais e empresas que sejam especializadas em fazer tuning. As oficinas mecânicas tradicionais muitas vezes não têm o conhecimento necessário para evitar problemas mecânicos e, neste caso, o barato pode se tornar muito caro no futuro;

Veja se o tipo de personalização é compatível com seu carro:

Algumas formas de personalização, principalmente aquelas relacionadas à performance do carro, devem ser analisadas antes de serem feitas, devendo-se verificar se estas são compatíveis com o modelo do seu carro.

Os carros tunados podem sofrer uma simples modificação estética no veículo original, tais como a instalação de kits aerodinâmicos de aerofólios e spoilers, colocação de rodas com aro maior, sistemas de som de alta definição, entre outros.

Alguns carros tunados sofrem modificações mais complexas no sistema de aceleração, de frenagem, normalmente com a instalação de peças de alta performance, tais como o uso de discos de freios mais potentes, câmbios mais longos, os chamados kits para Turbo, entre outros;

Verifique a legislação vigente:

Antes de realizar qualquer modificação no seu carro, verifique se não há alguma exigência em relação à legislação de trânsito. Existem alguns itens de personalização que são proibidos em carros que irão transitar nas vias tradicionais.

Muitas pessoas não sabem disso, fazem grandes investimentos e, posteriormente, podem receber multas e notificações em relação ao uso do veículo.