Carros batidos: Vale a pena comprar?
O mercado de automóveis é enorme e oferece muitas oportunidades de negócios para consumidores finais, para pessoas e para empresas que desejam trabalhar com a compra e venda de veículos.
Neste artigo, vamos mostrar se vale a pena comprar carros batidos e quais os cuidados que você precisa ter.
Carros batidos, vale a pena comprar?
Algumas pessoas buscam adquirir carros com problemas, como o caso dos carros batidos, para poder fazer a compra destes veículos com preços bem abaixo do mercado e, após uma reforma, conseguir vender por preços mais altos, gerando um ganho de capital.
No entanto, para que a compra realmente valha a pena, alguns itens devem ser analisados com critério. Assim, veja, a seguir, quais as vantagens e desvantagens de se comprar carros batidos e quais os cuidados que você deve ter:
Avalie os itens para reforma:
A primeira coisa que precisa ser feita uma avaliação minuciosa sobre os itens que precisam ser reformados no carro e quanto ficará esta reforma para que se analise se vale a pena ou não se fazer a compra do veículo.
Em muitos casos o valor da reforma é muito alto, deixando inviável a venda posterior do veículo. Outro negócio interessante, além da venda do carro propriamente dito, é a venda das peças em bom estado de forma separada.
Procure fazer uma avaliação com profissionais da sua confiança e busque a opinião de mais de um local. Para que o negócio de compra de carros batidos seja bom, você precisará reduzir os custos de reforma, mas também precisará de um serviço de qualidade para garantir que o carro ficará em bom estado para uso posterior.
Evite também a compra de carros batidos que sejam muito antigos, pois será muito complicado de se encontrar as peças necessárias para se realizar a reforma posteriormente;
Analise se existe alguma restrição na legislação:
De acordo com a lei, se o carro tiver avarias que comprometam a segurança do condutor ou de terceiros, este não será aprovado durante a vistoria do DETRAN.
Procure informações em sites especializados, converse com profissionais da área e esteja atento a quaisquer mudanças nas regras de aprovação de carros batidos;
Faça um test drive com o carro batido:
Não importa se você estará adquirindo um carro batido ou não, fazer um test drive é fundamental para você verificar o quanto o carro está comprometido fisicamente.
Você pode fazer este teste por si mesmo ou buscar ajuda de empresas especializadas. A ideia é verificar se as avarias do veículo estão comprometendo itens importantes do carro, como os itens de segurança;
Verifique a documentação do veículo:
Verifique se toda a documentação do carro está em ordem e também se este possuía seguro no período em que foi avariado. Verifique se isto não lhe trará problemas durante a realização dos reparos e também na hora de legalizar e assegurar o carro. Algumas seguradoras podem criar problemas, cobrando por serviços extras e até se recusando em realizar o serviço solicitado;
Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.