Afinal, o que é o Cadastro Positivo?
Você sabia que, na hora de contratar um empréstimo, fazer um financiamento, ou alguma operação no crediário, por exemplo, os bancos e as empresas em geral buscam informações sobre o seu histórico financeiro para decidirem sobre a liberação de crédito?
Para atestar se uma pessoa tem uma boa reputação como pagador, existem alguns sistemas que podem ser consultados, como o score de crédito, que é mais conhecido pelos consumidores, e o Cadastro Positivo, que é menos popular.
Nesse artigo você vai encontrar informações que vão te ajudar a entender o que é o Cadastro Positivo, qual a sua importância para a contratação de crédito e como ele funciona.
Leia até o final para ficar por dentro do assunto e saber como se cadastrar!
O que é o Cadastro Positivo?
De maneira geral, o Cadastro Positivo é um banco de dados que contém todas as informações referentes ao seu histórico de crédito. Assim, ele reúne em um mesmo lugar várias informações que indicam como está a sua vida financeira.
Veja alguns dados que fazem parte desse cadastro:
- Formas que o consumidor quita suas dívidas.
- Inadimplência.
- Contas atrasadas.
- Prazos de pagamento.
- Compromissos financeiros.
A partir desses dados, é formada uma espécie de histórico de crédito, um currículo financeiro que é dado para empresas e bancos se basearem para tomar decisões referentes a liberação de crédito, taxas de juros, entre outras operações financeiras.
Funciona como uma carta de recomendação, dizendo que o cliente é um bom pagador e que não há risco em oferecer uma melhor opção de crédito para ele. Isso ajuda em diversas transações que o contribuinte quiser realizar, inclusive em compras de produtos.
O Cadastro Positivo é recente, surgiu em 2011, quando apenas os consumidores que não eram bons pagadores eram incluídos em uma lista para ajudar as empresas a identificar pessoas com alto risco de crédito.
Porém, desde 2019, isso mudou. Agora, o Cadastro Positivo funciona como uma lista de bons pagadores, de pessoas que podem receber melhores propostas de crédito. Portanto, se você tem suas contas em dia, entra para uma lista de bons pagadores, que é o Cadastro Positivo.
Para que serve o cadastro positivo?
Existem várias funções para o Cadastro Positivo. As principais são as seguintes:
- Tornar o acesso ao crédito mais fácil e oferecer juros menores para consumidores e empresas que honram seus compromissos financeiros.
- Aumentar o score de crédito dos clientes.
Isso acontece porque, a partir desse cadastro, os bancos conseguem fazer análises de diversos fatores que antes não tinham acesso, o que possibilita que seja feita uma avaliação personalizada e mais justa para o cliente.
Além disso, com o Cadastro Positivo, as empresas tomam decisões melhores na hora de aprovar empréstimo e aprovar financiamentos, já que conseguem saber exatamente qual é o perfil da pessoa que deseja contratar crédito.
Passo a passo para se cadastrar
Para que você tenha o seu nome no Cadastro Positivo, você deve fazer um cadastro online, diretamente no site do Serasa, que é o órgão de crédito que organiza esse banco de dados.
O processo é todo online e você faz em poucos minutos. Veja abaixo como entrar no Cadastro Positivo:
- Entre na página do Cadastro Positivo, dentro do site do Serasa.
- Escolha a opção “Cadastrar”.
- Insira o número do seu CPF para avançar.
- Complete o seu cadastro com todas as informações pessoais que são solicitadas.
- Crie uma senha de acesso ao sistema.
- Confirme todos os dados e envie.
- Você vai receber um e-mail com um link de ativação do seu cadastro. Acesse para que ele seja ativado e você possa acessar o sistema.
Pronto. Agora você está cadastrado e pode acessar o sistema na hora que precisar para saber como está o seu currículo financeiro dentro do sistema. Sempre que for acessar, você usa o seu CPF e a senha criada.
Como consultar?
Para fazer a consultar o seu histórico, é bem simples. E você pode consultar sempre que precisar, diretamente no site do Serasa.
Ao entrar no site, escolha a opção “Consultar agora”. Lembrando que você deve fazer o cadastro da forma que explicamos anteriormente.
Então, você deve entrar com seu CPF e sua senha previamente cadastrada. Assim, você consegue ter todas as informações que precisa e como está seu nome diante dos bancos e empresas.
Caso não lembre sua senha, existe uma opção de recuperação, que vai fazer com que você possa acessar, através de seu e-mail, um link específico para mudar a senha e ter um novo acesso ao sistema.
Cadastro positivo x score de crédito: qual a diferença?
Existem diferenças entre o Score de Crédito e o Cadastro Positivo. E é importante que você saiba isso.
De maneira geral, o Cadastro Positivo influencia em grande parte a sua nota de Score. Assim, você tem uma parte da pontuação do seu score como um reflexo dele.
Atualmente, segundo informações do Serasa, o seu Cadastro Positivo pode influenciar em até 62% da pontuação total de seu Score. Ou seja, uma grande parte da sua credibilidade financeira da sua pontuação de crédito é influenciada pelas informações contidas no Cadastro Positivo.
É fácil de compreender. O Cadastro Positivo é um banco de dados de bons pagadores, considerando as compras, transações e operações de crédito que acontecem de acordo com a vida financeira de cada pessoa.
Já o score de crédito considera, além de toda a pontuação do Cadastro Positivo, os seguintes dados:
- Histórico de pagamentos e dívidas.
- Consultas feitas no CPF para tentativas de liberação de crédito.
- Evolução da saúde financeira do contribuinte.
Assim, o score representa uma visão mais global da vida financeira do contribuinte, enquanto o Cadastro Positivo tem uma visão mais específica no que se refere a pagamentos em geral.
Por isso, vale a pena se cadastrar para aumentar o seu score e ter mais crédito no mercado.
Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro sobre dicas e notícias sobre finanças!