Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A Black Friday está cada vez mais próxima.

Essa data tão aguardada traz consigo diversos descontos e ofertas que podem ser extremamente tentadoras, especialmente para aqueles que, por natureza, adoram fazer compras.

Mas sabemos que, nos últimos tempos, a situação financeira de muitas pessoas anda um tanto instável, então, se não tiver uma boa educação financeira e disciplina, pode ser que o consumidor acabe se prejudicando mais do que realmente tendo alguma vantagem com as compras na Black Friday.

Publicidade
Publicidade

Além disso, a Black Friday pode acabar sendo também, infelizmente, uma oportunidade para alguns golpistas se darem bem em cima do consumismo e da falta de conhecimento de algumas pessoas.

Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco no que é a Black Friday, contar brevemente sua história e quando ela chegou no Brasil e, claro, iremos dar algumas dicas de como você pode se preparar melhor para as suas compras e não sair prejudicado e, sim, bastante beneficiado.

O que é a Black Friday? Quando ela surgiu?

Por mais que seja extremamente popular no mundo inteiro hoje, a Black Friday surgiu já faz alguns bons anos.

Publicidade
Publicidade

A história contada é que, numa sexta-feira após o Dia de Ação de Graças dos anos 50, lá nos Estados Unidos, uma movimentação enorme de consumidores veio para a cidade da Philadelphia, o que trouxe alguns prejuízos para os vendedores e para as autoridades locais pois não estavam preparados para um fluxo de clientes tão grande. Foi por essa razão que apelidaram a data de Black Friday (do inglês, “sexta-feira negra”).

Porém, apesar desse susto… Esse acontecimento, depois, foi visto pelos comerciantes como uma oportunidade.

Começaram então a usar aquela data de toda sexta-feira após o Dia de Ação de Graças para vender mais decorações, presentes e alimentos para o Natal.

Com os devidos preparos, perceberam que os lucros subiram absurdamente naquele período, e passaram a subir ainda mais com o advento das ofertas que passaram a oferecer.

Hoje, é o maior evento de compras do mundo.

Aqui no Brasil, chegou oficialmente por volta de 2010, mas foi na pandemia da COVID-19 que a data tornou-se um “boom” para a economia brasileira.

Afinal, grandes marcas de varejo investiram muito em planejamentos para as ofertas, e também investiram pesado em publicidade ao ponto de, em alguns casos como a Americanas e o Magazine Luiza, realizarem lives junto de diversos influencers e youtubers proporcionando ofertas de hora em hora e entretenimento como jogos e shows ao vivo.

Dicas para se preparar para a Black Friday 2023

Esse ano, 2023, a Black Friday será realizada na data de 24 de novembro. Então, melhor acompanhar esse artigo até o final com um bloquinho do lado para pegar as dicas que iremos passar agora para que possa aproveitar as ofertas desta data da melhor maneira. Confira:

Consciência financeira e planejamento

Ainda que a Black Friday venha trazer inúmeras ofertas que podem ser tentadoras, é preciso ter cuidado.

Faça um balanço financeiro dos seus últimos meses para compreender melhor a sua atual situação financeira e se planeje para fazer compras que vão de fato caber em seu orçamento.

Sonhar é bom, é claro, e sabemos que você vai querer muitos produtos, mas é preciso tomar cuidado para não acabar se enfiando em alguma dívida.

Avalie as opções de pagamento

Uma vez que tiver consciência da sua situação financeira, esse segundo conselho ficará mais fácil de avaliar.

Mas a resposta principal para essa parte é: depende.

Alguns produtos podem sair bem mais em conta se você pagar à vista, diversas lojas darão ótimos descontos para aqueles que pagarem à vista, especialmente via PIX.

Para outros casos, o mais seguro seria, ainda, o parcelamento, já que mesmo com desconto alguns produtos ainda podem estar em preços bem altos.

Faça uma pesquisa de preço

Essa dica, na realidade, devia ser aplicada em todas as compras, sejam elas feitas durante a Black Friday ou não.

Essa data tem um apelido nada carinhoso de Black Friday não é à toa.

Fazer comparação de preços vai te ajudar a encontrar o melhor desconto e, é claro, checar o histórico de preços também vai te ajudar a entender se aquilo é realmente um desconto ou se é um caso de “tudo pela metade do dobro”.

Há sites e apps que vão te ajudar nisso, como Buscapé e Zoom.

Dê preferência a opções que oferecem cashback ou pontos

Pode parecer bobagem, mas buscar promoções com cashback podem fazer uma diferença em suas economias maior do que imagina.

Em alguns casos e em determinadas lojas você pode conseguir uma alta taxa de cashback.

Se você tem, por exemplo, conta nos bancos digitais Inter, Nubank ou C6 Bank, se você fizer compras em lojas parceiras destes bancos você poderá conseguir ótimas taxas de cashback ou juntar pontos que poderão te dar novos descontos e cashback em compras futuras, como é o caso do programa de pontos Átomo do C6 Bank.

Fique atento quanto às ofertas “super imperdíveis”

Esse tipo de oferta é criado justamente para induzir o consumidor ao erro.

Por vezes, o cliente fica tão eufórico ou na pressa para conseguir aquela oferta incrível de tempo limitado que não checa todos os detalhes como preço do frete ou se o desconto está realmente sendo aplicado na hora de fechar a compra.

Tome cuidado com esse tipo de publicidade mais “agressiva”, senão pode acabar pagando bem mais do que deveria e só vai se dar conta disso depois.

Tenha em mente de que a Black Friday vai passar, mas outras virão

Essa dica pode parecer bem boba, na realidade, mas não é.

A Black Friday acontece todos os anos e, é claro, ela não é a única oportunidade de promoções e ofertas que irão surgir.

O Natal está aí, e depois as lojas fazem liquidações pós-Natal também para esgotar o que resta dos estoques.

Além disso, ao longo do ano diversas datas com centenas de promoções irão surgir.

Então, está tudo bem se, neste momento, você não estiver assim tão em condições de fazer suas compras.

É melhor preservar seu dinheiro do que afundar-se em dívidas por não conseguir conter o consumismo. Sempre deverá optar pela sua segurança financeira.

Apesar da Black Friday acontecer especificamente numa data, normalmente algumas lojas e marcas estendem o período de promoção para o mês de novembro inteiro com algumas promoções de “esquenta para a Black Friday”.

Entretanto, infelizmente esse é um momento em que muitos vendedores e comerciantes acabam se aproveitando demais do consumismo e da ignorância dos consumidores.

Por isso, um preparo e conhecimento a mais poderão te ajudar a verdadeiramente aproveitar essa data.

Aliás, na realidade, todas essas dicas devem ser levadas em conta no seu cotidiano financeiro e, é claro, em qualquer oportunidade de oferta.

Educação financeira vai te ajudar a administrar melhor o seu dinheiro e ter boas estratégias não apenas para economizar mas para obter as melhores vantagens e ofertas reais quando as promoções surgirem.

Por isso, é bom que estude suas finanças e leia o Código do Consumidor sempre que for possível.

Agora que já tem todas essas dicas e conselhos e já está alerta quanto aos possíveis golpes da “Black Fraude”, aproveite bastante as promoções, faça boas compras e lembre-se: consuma com consciência e sustentabilidade.

Não sacrifique suas economias por algo que pode comprar depois.