Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O AirBag é um dispositivo de segurança que complementa o cinto de segurança. São como bolsas que inflam instantaneamente em caso de colisão automobilística. Eles protegem a cabeça e o tórax do passageiro na hora do impacto e, auxiliado pelo cinto que garante a retenção necessária para que ele atue com eficácia, mantendo o corpo na posição adequada para receber o airbag.

O dispositivo é acionado quando há uma variação brusca na velocidade, não somente em colisão como muitas pessoas pensam. O sistema funciona da seguinte maneira: o sensor identifica uma mudança de pelo menos 20km/h num curto espaço de tempo, assim, ele entende que ocorreu ou vai uma colisão e infla a bolsa, a partir de elementos químicos que reagem entre si. Essa reação se dá entre nitrato de potássio e nitreto de sódio, os compostos oxidam, formam o nitrogênio, que se expande a uma velocidade de 300 km/h e infla a bolsa em menos de um segundo.

Quais os locais que os AirBags são instalados?

Para os passageiros da frente, o dispositivo fica em frente ao volante e no painel. Na parte traseira, fica no encosto dos assentos frontais ou nas portas laterais de trás. Há automóveis que possuem na parte central do assento traseiro, para proteger os passageiros de trombarem entre si em caso de capotamento ou batida lateral.

Publicidade
Publicidade

Alguns cuidados são necessários para o bom funcionamento dos airbags, pois, mesmo com a finalidade de proteção, o impacto que a pessoa sofre ao entrar em contato com a bolsa, pode ocasionar ferimentos suaves. Isso se deve ao forte choque entre ocupante e uma superfície rígida e pode ocorrer queimaduras e hematomas leves, comuns quando o equipamento de segurança é acionado.

Ficar atento aos locais onde eles estão instalados, evitar obstruir o compartimento do dispositivo e estudar as maneiras de se posicionar no carro é essencial. Por isso, o uso do cinto de segurança é extremamente necessário e ajuda os passageiros a se arranjar corretamente no veículo.

Cuidados com o AirBag

É claro que os airbags são ferramentas essências para a segurança de passageiros e motoristas, mas eles, quando se desconhece sua funcionalidade, podem acometer em danos físicos quando acionados. Para isso, condutores e caronas devem saber como portar e entender o funcionamento deste dispositivo.

Publicidade
Publicidade

– Passageiros: mantenham o corpo afastado dos compartimentos de frontais;

– Motoristas: mantenha as mãos corretamente no volante para que o airbag abra sem erros, ou seja, não cruze os braços ao dirigir, principalmente em curvas;

– Caronas: pés longe do painel, isso atrapalha na abertura do local onde o airbag está instalado;

– Evite viajar com objetos que possam causar ferimentos no impacto com a bolsa em caso de acionamento do airbag;

– É proibido colocar adesivos ou qualquer coisa que bloqueiem a abertura do compartimento do airbag;

– Faça manutenção constante no sistema de airbags e em estabelecimentos credenciados pelo fabricante e siga as instruções do manual do carro.

Importante!!!

O dispositivo airbag funciona apenas uma vez, portanto, se acionado, deve ser substituído. Isso acomete também, na troca de outras peças de painel e volante.