Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A Receita Federal acabou de liberar a consulta do 1º lote de restituição do imposto de renda. Este ano, já no primeiro lote, que deverá ser pago na quarta-feira, 31 de maio, serão pagos R$ 7,5 bilhões, que serão distribuídos entre 4.129.925 contribuintes. Este é o maior valor já pago em um único lote de restituição na história.

Se você fez a sua declaração até o dia 10 de maio e está dentro do grupo prioritário para o recebimento da restituição, há a possibilidade de receber já neste primeiro lote. Uma das grandes novidades deste ano é a prioridade para aqueles contribuintes que escolherem a opção pré-preenchida. Mas este não é o único grupo prioritário. Além disso, veja quais os principais deles que provavelmente receberão a restituição ainda este mês.

  • Contribuintes idosos com idade maior de 80 anos: esse ano, até agora, eles são 246.013.
  • Contribuintes idosos entre 60 e 79 anos:  o maior público, com 2.464.032 pessoas.
  • Pessoas com algum tipo de deficiência mental ou física, além de moléstia grave, que somam 163.859 contribuintes.
  • Contribuintes que tenham o magistério como fonte de renda, que são 1.052.002 pessoas.
  • Por fim, contribuintes que optaram pela restituição via pix (pix via CPF) e aqueles que optaram pela opção pré-preenchida.

A boa notícia é que este é apenas o 1º lote. Aqueles que deixaram a declaração para os últimos dias podem ficar despreocupados. Isso porque a Receita Federal já informou as datas de pagamento dos próximos lotes, veja só:

Publicidade
Publicidade

1º lote: 31 de maio.

2º lote: 30 de junho.

3º lote: 31 de julho

Publicidade
Publicidade

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 29 de setembro

Contudo, para realizar a consulta e saber se seu nome está no primeiro lote, é muito simples, basta acessar a página da Receita Federal.

Mudanças na declaração

Além da prioridade de restituição para os contribuintes que escolheram a opção via pix e a opção pré-preenchida, outras mudanças também surgiram este ano de 2023. Uma delas é referente as aplicações na bolsa de valores. Antes, qualquer valor deveria ser declarado. Entretanto, agora, aplicações de até R$ 40.000 estão isentas.

Atenção: é importante ressaltar que, mesmo estando na lista de prioridade, isso não significa que você irá receber no 1º lote. Mesmo as pessoas com essa vantagem, mas que não entregaram a declaração até o dia 10 de maio, não recebem no próximo dia 31.

Outro detalhe muito importante de ser ressaltado é que as declarações que estão sendo realizadas são referentes aos valores do ano passado. Ou seja, as mudanças anunciadas pelo governo federal em relação ao aumento da isenção ainda não valem.

Quem deve realizar declaração de Imposto de Renda?

Por fim, já estamos na reta final para a entrega do Imposto de Renda. Entretanto, é sempre bom lembrar quem tem a obrigatoriedade de realizar a declaração.

Final do NIS

1ª parcela

2ª parcela

1 e 6 

01 de junho

03 de julho

2 e 7

02 de junho

04 de julho

3 e 8

05 de junho

05 de julho

4 e 9 

06 de junho

06 de julho

5 e 0

07 de junho

07 de julho

*Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte.

** Limite a partir de 2023. Para anos anteriores, não há limite. 

Não é obrigado a declarar o imposto de renda aquelas pessoas que não se enquadram nas características citadas acima ou que já consta como dependente na declaração de uma outra pessoa, como cônjuge, por exemplo.